Juiz federal Eduardo André assume a presidência da Ajufe

    O juiz federal Eduardo André Brandão tomou posse como presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) no biênio 2020-2022, nesta quarta-feira (3), em cerimônia virtual, em razão do isolamento social provocado pela Covid-19. O magistrado substitui o juiz federal Fernando Mendes, no cargo desde junho de 2018. 

    Nova gestão

    Em seu discurso de posse, Eduardo André falou sobre as dificuldades enfrentadas em todo o mundo diante do novo coronavírus e citou os ataques sofridos pelo Poder Judiciário e a tentativa de enfraquecimento da magistratura. O novo presidente frisou ainda que a gestão continuará a luta pela independência judicial e fortalecimento do Estado Democrático de Direito. 

    “A tentativa de desvalorizar a Justiça Federal é negar à população mais carente, o reconhecimento de direitos cada vez mais urgentes e necessários. […]Quero deixar claro que reagiremos a qualquer ataque injusto contra nossa instituição”, pontuou.

    “Em pleno 2020, ainda temos que conviver com racismo, discriminação de gênero, violência contra mulheres e crianças, violações graves aos direitos humanos, sem falar nas frequentes notícias sobre corrupção, mesmo durante uma crise de saúde sem precedentes. Tais situações só serão enfrentadas e combatidas com respeito ao Poder Judiciário e as decisões judiciais. Não há outro caminho além do Estado Democrático de Direito”, destacou o novo presidente da Ajufe.

    Fernando Mendes

    Ao se despedir da presidência da Ajufe, o juiz federal Fernando Mendes deixou uma mensagem sobre a importância do Estado Democrático de Direito. “De um tempo para cá, o mundo vem sendo alertado de que as Democracias não mais terminam com uma ruptura violenta, um golpe militar ou uma revolução. As democracias morrem em razão da escalada do autoritarismo e do enfraquecimento das instituições críticas, como são a imprensa e o Judiciário. Não podemos permitir isso”. 

    Além dos membros das Diretorias da Ajufe biênio 2018-2020 e biênio 2020-2022, participaram da solenidade o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, o presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, o ministro chefe da secretaria-geral da Presidência, Jorge Oliveira, ex-ministros do STF, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, além de representantes de associações da magistratura e do Ministério Público. 

    Acesse os discursos, na íntegra, em: https://bit.ly/3dxsJqD

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br