Durante o mês de junho e início de julho, a Diretoria da Ajufe reuniu-se com 16 parlamentares, entre deputados e senadores, para apresentar a nova gestão e ampliar o debate com o Legislativo a respeito de projetos sensíveis à magistratura federal.
As propostas em discussão dizem respeito à ampliação da Justiça Federal (PL 5977/2019), criação do TRF6 (PL 5919/2019) e implementação do FEJUFE (PL 7735/2017). Durante as reuniões, os integrantes da diretoria reforçaram a importância desses projetos para garantir melhor prestação jurisdicional, equilibrando o andamento processual e a subsistência da Justiça Federal. A Ajufe defendeu ainda que, apesar do momento de restrição orçamentária devido ao novo coronavírus, os PLs não representam custos adicionais ao erário.
Já estiveram reunidos com a Ajufe os deputados Vitor Hugo (PSL), Enio Verri (PT), Geninho Zuliani (DEM), Paulão (PT), Elmar Nascimento (DEM), Cacá Leão (Progressista), Aguinaldo Ribeiro (Progressista), Baleia Rossi (MDB), Marcelo Nilo (PSB/BA), Alessandro Molon (PSB/RJ), Paulo Abi-Ackel (PSDB/MG), Chris Tonietto (PSL/RJ), Darci de Matos (PSD) e Osmar Terra (MDB). E os senadores Luis Carlos Heinze (Progressista) e Arolde de Oliveira (PSC).
Para esta semana já estão marcadas reuniões com a deputada Perpétua Almeida (PCdoB), o deputado Léo Moraes (Podemos) e o senador Cid Gomes (PDT).