O Seminário Questões Raciais, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça, iniciado nesta terça-feira (07/07), debateu questões importantes para o enfrentamento do racismo estrutural que se manifesta também institucionalmente no sistema de justiça. Os painéis virtuais se estendem até amanhã (08/07), quando será lançado o grupo de trabalho sobre igualdade racial no Poder Judiciário.
O presidente da Ajufe, Eduardo André, participou da cerimônia de abertura e registrou a importância do evento para a sociedade. “É lamentável existir o racismo em 2020, é assustador. E pensar que uma pessoa pode ser privada de direitos ou oportunidade por causa da raça nos diminui como sociedade. É isso que temos que combater a cada dia, a cada ato e a cada fala”, registrou.
Neste primeiro dia os painelistas debateram as possibilidades de julgamento com perspectiva racial e também a questão racial nas políticas judiciárias. Amanhã, os debates vão tratar sobre os negros no sistema carcerário e no cumprimento de medidas socioeducativas e ainda representatividade racial no Poder Judiciário.
O Seminário Questões Raciais conta com o apoio da Ajufe, AMB e Anamatra, e dos coordenadores do ENAJUN.
Assista à transmissão em: