Temas sensíveis como sustentabilidade, produção agrícola e preservação ambiental serão abordados durante o evento, que ocorre nos dias 6 e 7 de agosto
A Ajufe promoverá, em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o “1º Seminário Internacional de Justiça Restaurativa e Meio Ambiente: Estimulando diálogos sobre questões ambientais”, nos dias 6 e 7 de agosto. O webinar será das 10h às 12h30, através da plataforma Zoom.
A programação contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, representantes de grupos indígenas e quilombola, do setor agrícola e membros do Poder Judiciário. Eles vão abordar a necessidade de aliar o uso dos recursos naturais e segurança alimentar à preservação do meio ambiente.
Um dos organizadores do evento, João Salm, professor associado do Departamento de Justiça Criminal na Governors State University (Chicago, EUA), conta que o seminário foi idealizado em dezembro do ano passado em evento no CNJ, em conversa com conselheiros, magistrados e acadêmicos.
“Naquele encontro, a nossa preocupação estava ligada ao impacto que a devastação do meio ambiente está causando ao mundo e, em particular, ao Brasil. Obviamente, isso traz consequências ao clima, à nossa saúde e subsistência - elementos e condições basilares na prática da justiça restaurativa”, ressalta Salm.
O objetivo do evento, segundo o professor, é apresentar diferentes estudos, práticas e reflexões de como a justiça restaurativa pode ser uma grande aliada na cocriação de possibilidades e espaços de diálogo em temas sensíveis à preservação ambiental.
O 1º Seminário tem a coordenação pedagógica da juíza federal Katia Herminia Martins Lazarano Roncada e do juiz de direito Marcelo Nalesso Salmasso. A organização é por conta dos coordenadores pedagógicos e dos professores João Salm e Carla Boin.
O Seminário
Em formato virtual, o Seminário trará estudos de casos de aplicação da Justiça Restaurativa para tratar de questões ambientais, trazendo conceitos sobre o tema no Brasil e no mundo, estimulando membros do Judiciário a identificarem hipóteses de aplicação mais ampla no âmbito da Justiça.
Para João Salm, a justiça restaurativa também permite resgatar o cuidado com a natureza como um imperativo para a existência humana. “Acima de tudo, a justiça restaurativa nos convida a pensar e entender a responsabilidade que temos com a manutenção da natureza e a importância da sua preservação”, concluiu.
Leia o bate-papo na íntegra com o professor João Salm: https://bit.ly/2B7dZRa
Acesse a programação completa e saiba mais sobre os participantes: https://bit.ly/307PKuM
Acesse a programação completa em inglês: https://bit.ly/2Zu2xZe
Inscrições em: https://bit.ly/2Ca6hGp
SERVIÇO
1º Seminário Justiça Restaurativa e Meio Ambiente: estimulando diálogos sobre questões ambientais
Data: 6 e 7 de agosto de 2020
Horário: das 10h às 12h30 - horário de Brasília
Local: Plataforma Zoom - inscritos receberão o link
Inscrições em: https://bit.ly/2Ca6hGp
Realização: Associação dos Juízes Federais do Brasil - Ajufe e Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB