A Ajufe anuncia o lançamento do livro “Humanismo e Fraternidade - Direito Ambiental: ensaios euro-americanos em homenagem ao jurista Vladimir Passos de Freitas”, uma obra que reúne grandes nomes do Judiciário brasileiro para prestar uma homenagem ao ex-presidente da Ajufe, Vladimir Passos.
A direção científica do livro é do também ex-presidente da Ajufe, Antônio Bochenek, e a coordenação do desembargador federal do TRF4, Fernando Quadros, e do juiz federal Marcelo Malucelli, da SJPR.
O prefácio foi escrito pelo juiz federal Rogério Cangussu (SJPR) e a apresentação pelo ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro.
Link para aquisição da obra: https://amzn.to/2YhI6xN
Apresentação
Em boa hora, é publicado este livro, “Humanismo e Fraternidade: Direito Ambiental”, em homenagem ao Professor Vladimir Passos de Freitas.
Tive oportunidade de conhecê-lo logo após meu ingresso na magistratura federal da 4ª Região em 1996. Ele, desembargador federal, era, já naquele momento, uma das referências principais dentro do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Compôs uma Turma daquela Corte que foi pioneira na aplicação mais rigorosa da lei aos crimes de colarinho branco. Anos depois, durante a Operação Lava Jato, isso tornou-se uma marca registrada daquele Tribunal. Não era rigor excessivo, mas apenas aplicação igual e imparcial da lei penal, o que nos faltava e ainda falta em muitos casos. [...]
Mas o Professor Vladimir destacou-se igualmente como um produtivo autor de livros jurídicos, escolhendo temas que fugiam ao lugar comum, como direito ambiental e administração da Justiça.
O Direito Ambiental é atualmente um dos temas mais relevantes do direito. Cresce a percepção de que os recursos naturais são limitados, que dividimos o mesmo planeta e que não há alternativas à sua conservação para nossa sobrevivência. Nem sempre as autoridades governamentais têm agido de acordo com essa percepção, mas penso que o futuro dará razão aos defensores do desenvolvimento sustentável, sendo para tanto imprescindível o trabalho dos juristas para encontrar o equilíbrio necessário das várias posições sobre o tema. [...]
É uma honra fazer a apresentação desse livro e com isso ter a oportunidade de tecer alguns elogios merecidos ao Professor Vladimir Passos de Freitas. Um orgulho imenso de ter tido a oportunidade de conviver e trabalhar com ele em diferentes períodos e circunstâncias. Tenho certeza de que a homenagem realizada pelos autores dos artigos e organizadores da obra é mais do que merecida.
Leia a apresentação completa: https://bit.ly/34hWSIF