A partir desta segunda-feira (21/09), às 17h, a Associação dos Juízes Federais do Brasil promove a 5ª edição do Fórum Nacional de Conciliação e Mediação (FONACOM), cujo objetivo é discutir e difundir as experiências exitosas na área da autocomposição – conciliação e mediação – realizadas pelos juízes federais dos cinco tribunais regionais federais. A intenção é trocar experiências e debater temas relacionados às práticas conciliatórias e, ao final, produzir enunciados e recomendações.
Neste ano, a programação será totalmente virtual, em virtude da pandemia instaurada pelo COVID-19. Ministros, magistrados e juristas debaterão os desafios e perspectivas da mediação e conciliação, as soluções não-adversariais para o Covid-19, a mediação em causas complexas da competência federal, entre outros.
O presidente da Ajufe, Eduardo André, destaca a capacidade de reinvenção da Justiça Federal em momentos de crise. "A pandemia demonstrou que a resolução dos conflitos por meio da conciliação é uma forma de inovação e superação nesses cenários.E os magistrados federais conseguiram transformar a dificuldade em elemento de renovação e reinvenção", avalia.
Serviço
5º Fórum Nacional de Conciliação e Mediação – FONACOM
Data: de 21 a 25 de setembro de 2020
Horário: Dias 21, 22 e 23: 17h (início atividade 1) e 18h30 (início atividade 2); Dia 24: 18h (início atividade 1) e 20h (início atividade 2); Dia 25: Plenária e Grupos (atividade fechada, exclusiva aos associados e associadas da Ajufe); Para mais informações, checar a programação completa.
Onde assistir: TV Ajufe - www.youtube.com/tvajufe