Ajufe debate importância da participação feminina no Poder Judiciário em webinar do JOTA

    A secretária-geral da Ajufe, Clara Mota, participou, nessa segunda-feira (23/11), do webinar sobre os ’20 anos de mulheres no Supremo Tribunal Federal: conquistas e necessidade de avanços’, promovido pelo JOTA, em parceria com a Transparência Eleitoral Brasil. O debate, mediado pela sócia do Jota, a jornalista Laura Diniz, ainda contou com as participações das juízas do TJDFT, Marília Sampaio, e do TJMG, Mônica Vieira.

    Inicialmente, o webinar destacou a importância da inserção feminina no Poder Judiciário. A juíza federal Clara Mota citou o papel da Comissão Ajufe Mulheres nesse processo e afirmou que é preciso ampliar a visão de que a mulher é importante apenas para tornar um julgamento mais sensível ou acolhedor. “O nosso caminho tem sido o de não essencializar a figura feminina como se ela fosse, necessariamente, traduzir um julgamento mais sensível, mais acolhedor ou mais empático. Pode ser que isso em alguns tipos de jurisdição, como na violência doméstica, em alguns tipos de ramo de matéria isso pode fazer alguma diferença em termos de identificação e empatia, mas para isso a gente precisaria de dados, estudos empíricos aprofundados sobre os benefícios específicos dessa presença em algum tipo de jurisdição. A gente pensa que a presença feminina no Poder Judiciário é importante para além disso”, avaliou.

    A secretária-geral da Ajufe ainda frisou que os números, atualmente, não demonstram uma abertura às mulheres no Poder Judiciário. “Mulheres são importantes como uma demanda democrática, como uma demanda de que esse Poder está aberto a variadas visões e que esse Poder, de fato, está aberto com seu acesso e sua porta franqueada a todas aquelas que quiserem e almejarem essa carreira. No momento os números não ilustram isso”.

    Ao final do painel, as convidadas falaram sobre os desafios frente à exclusão de mulheres nos tribunais. “Acredito que a mudança venha através de políticas institucionais, […] se não a gente vai continuar do modo que quase sempre acontece, falando com quem já pensa de modo semelhante ou se sentindo pregando em um certo deserto. Tem havido avanços, mas a gente precisa que isso se torne política”, concluiu Clara Mota.

    A programação do webinar seguiu com outros dois painéis que contaram com a participação de Eliana Calmon, 1ª ministra do STJ, além de juízas, desembargadoras e outras magistradas.

    Assista à íntegra do Webinar:

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.