Módulo IV do Curso Modular em Laboratório de Inovação, Centro de Inteligência e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

    Apresentação: Trata-se do MÓDULO IV: Gestão de Dados e Soluções Integradas de TI - com foco na Meta 9

    Inscrições:  1º a 08/03/2021, para se inscrever clique em:

    Magistrados

    Servidores

    O aluno deverá realizar a sua inscrição de forma individualizada para cada módulo.

    Para participar do processo seletivo, é necessário o envio de um arquivo pdf do diploma de conclusão de graduação, em qualquer área, até o dia 08/03/2021para o seguinte endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., linha de assunto: Curso LIODS - Módulo IV. No mesmo e-mail, informar se exerce ou não atividade de assessoria de gabinete e indicar a unidade de lotação. A ordem cronológica das inscrições será observada. Caso o número de inscritos supere o quantitativo de vagas previsto, haverá sorteio das vagas.

    Observação: a prioridade de vaga é prerrogativa do aluno que não deixar de cursar algum outro módulo do curso, independente de haver ou não sorteio de vagas.

    Período das Aulas do Módulo IV:  10/03/2021 a 22/04/2021

    Modalidade: A distância com tutoria.

    Turmas: 3

    Vagas: 120, sendo 60 para Magistrados e 60 para servidores do Poder Judiciário, ambos de todas as esferas e instâncias do Poder Judiciário. Se houver mais interessados do que vagas, haverá o sorteio das vagas.

    Público-alvo:  Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.

    Carga horária: 37 horas-aula

    Local: Plataforma desenvolvida pela Associação Paranaense dos Juízes Federais: https://cnj.esmafe.com/.

    Realização: Associação Paranaense dos Juízes Federais em parceria com Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento; Conselho Nacional de Justiça; Laboratório de Inovação e Inteligência e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Conselho Nacional de Justiça e Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal.

    A parceria da APAJUFE com o PNUD e CNJ decorre do Acordo de Instituição de Parceria 00034161 para executar o Projeto BRA 19/012 para a realização do mencionado curso.

    Ementa

    Sistema de Informações no Poder Judiciário. O que são metas e indicadores. Como elaborar indicadores para monitorar resultados. Quais são os indicadores da Agenda 2030 e do Poder Judiciário. Quais são as metas da Agenda 2030 e as metas do Poder Judiciário. Meta 9.

    Tutores

    1 - Turma de Servidores

    THIAGO ASSUMÇÃO

    Professor de Relações Internacionais da Universidade Positivo - UP. Pesquisador convidado do Center for Human Rights and International Justice da Stanford University. Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP, com período como pesquisador visitante na Universidade de Genebra (Suíça) com bolsa da CAPES. Menção honrosa de melhor tese de doutorado, escrita e defendida em inglês, concedida pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFPR e pelo ACNUR - Alto Comissariado da ONU para Refugiados. Possui Mestrado em Educação para a Paz: Direitos Humanos, Cooperação Internacional e Políticas da União Europeia, pela Universidade de Roma Tre (Itália), revalidado pela UNICAMP (Mestre em Relações Internacionais no Programa San Tiago Dantas), e graduação em Direito pelo Unicuritiba, com período de intercâmbio na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal). Foi Fellow do Global Public Policy Institute, no programa Global Governance Futures 2030 (Alemanha). Foi Assessor da Diretoria do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça do Estado do Paraná. Foi Oficial de Programa na Robert F. Kennedy Human Rights em Roma (Itália), e trabalhou na sede da UNESCO em Paris (França). Realizou cursos de aperfeiçoamento no Instituto Internacional de Direitos Humanos (França) e na Academia de Direito Internacional da Haia (Holanda), ambos com bolsa. É membro da Sociedade Latinoamericana de Direito Internacional (SLADI), e da Comissão do Pacto Global da ONU da OAB-PR. Advogado e consultor internacional. Áreas de interesse: direito internacional público e direitos humanos; migrações, refugiados e apátridas; organizações internacionais, democracia e governança global; cooperação internacional para o desenvolvimento humano e sustentável; integração regional.

    2 - Turma de Magistrados

    JULIANNA MOREIRA REIS GARCIA GUEDES 

    Servidora do Tribunal Superior Eleitoral. Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Teresina/PI; Pós-Graduada em Direito Eleitoral pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Teresina/PI; Mestra em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – São Leopoldo/RS. Professora universitária de disciplinas regulares do curso de Direito – direitos humanos e direito constitucional (agosto/2011 a julho/2016). Disciplina ministrada em especialização em direito eleitoral pela ESA/OAB-PI (2015). Assessora na Escola Judiciária Eleitoral do TSE (maio/2019 a maio/2020). Palestras, minicursos e produções acadêmicas sobre direitos humanos. Consultoria e minicursos em metodologia científica.

    RENE ERIK SAMPAR

    Professor da graduação e pós-graduação. Advogado. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Direito Constitucional pelo Instituto de Direito Constitucional e Cidadania – IDCC e especialista em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Filosofia Política pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi Coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral e Coordenador-Adjunto do Curso de Direito da Faculdade Santa Amélia, de Ponta Gro ssa – PR. É Coordenador-Geral dos Cursos de Pós-Graduação à distância da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). 

    Objetivo geral

    Este módulo integra um curso maior de 10 módulos sobre Laboratório de Inovação, Centro de Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e tem por objetivo a aplicação dos conhecimentos para elaboração de projetos e planos de ação para implementação no Judiciário.

    Objetivos específicos:

    -       Identificar as vantagens dos diversos sistemas eletrônicos de processo para o desenvolvimento do trabalho jurisdicional;

    -       Navegar corretamente no Sistema Justiça em Número;

    -       Examinar o sistema de informações já existentes no CNJ;

    -       Analisar como os dados presentes nos painéis do Justiça em números poderão auxiliar na administração da justiça;

    -       Discorrer sobre a noção de metas e indicadores e sua elaboração;

    -       Apresentar exemplos de metas e indicadores que poderiam ser aplicados em sua Vara;

    -       Comentar sobre os indicadores e metas da Agenda 2030 e sua relação com o Poder Judiciário;

    -       Analisar a Meta 9 e como vem sendo implementada no Poder Judiciário e como pode ser aplicada na atividade jurisdicional;

    -       Descrever a importância da Meta 9 e as possibilidades de melhorias na qualidade de vida das pessoas.

    Metodologia

    O módulo deste curso é composto de 7 (sete) tópicos com videoaula, aulas síncronas, material para leitura, e fóruns temáticos para compartilhamento de ideias/experiências. Será realizado na plataforma desenvolvida pela Associação Paranaense dos Juízes Federais (<https://cnj.esmafe.com/>).

    O módulo terá duração de 43  (quarenta e três) dias a contar do dia 10.03.2021.

    A interação entre os participantes se faz indispensável para o sucesso deste curso. Será motivada pelo diálogo, troca de experiências e realização de atividades em grupo e individuais. Além das aulas expositivas, haverá aulas síncronas dialogadas, proporcionando ao aluno espaço diferenciado para socialização do conhecimento.

    Atuação e responsabilidade do cursista:

    • - Acessar o curso regularmente, dedicando-se aos estudos por, em média, 01 (uma) hora diária;
    • - Observar os avisos enviados pela coordenação e pela tutoria;
    • - Atentar para os critérios de avaliação adotados;
    • - Participar ativamente dos debates;
    • Cumprir as atividades dentro do prazo estabelecido;
    • Responder a avaliação de reação.

    Conteúdo Programático

    -       Sistema de Informações no Poder Judiciário. Justiça em números. Base de replicação nacional. Sistemas judiciais (Pje, e-proc, Projudi, e-saj, SEI etc.). Sistemas administrativos. Padronização de dados nos sites de transparência dos tribunais (CNJ);

    -       O que são metas e indicadores;

    -       Como elaborar indicadores para monitorar resultados;

    -       Quais são as metas da Agenda 2030 e as metas do Poder Judiciário;

    -       Meta 9.


    Créditos do Curso

    Associação Paranaense dos Juízes Federais em parceria com Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento; Conselho Nacional de Justiça; Laboratório de Inovação e Inteligência e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Conselho Nacional de Justiça e Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal.

    A parceria da APAJUFE com o PNUD e CNJ decorre do Acordo de Instituição de Parceria 00034161 para executar o Projeto BRA 19/012 para a realização do Curso Modular de Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do CNJ (LIODS-CNJ).

    Sistema de Avaliação

    O sistema de avaliação para fins de obtenção do certificado obedece aos seguintes requisitos cumulativos: frequência virtual e aprendizagem.

     Avaliação de frequência virtual

    O aluno deve ter a frequência virtual de, no mínimo, 70% dos vídeos e aulas ao vivo. A frequência é computada pela visualização do vídeo e presença na aula ao vivo.

     Avaliação de aprendizagem:

     1. Fórum de discussão (até 60 pontos): no decorrer do módulo, o aluno deverá, obrigatoriamente, participar do fórum de discussão.

     2. Aulas síncronas: durante os debates os alunos serão estimulados a se manifestarem e serão observadas as habilidades de argumentação, oralidade, de organização estratégica de seus pensamentos, a conexão entre fatores, a conectividade com os conteúdos do módulo.

    3Paper  (até 30 pontos): a atividade final do curso consiste na confecção de um paper abarcando o conteúdo do módulo, com 3 laudas, e que aborde a impressão do aluno sobre a Agenda 2030 e a sua vinculação ao Poder Judiciário Brasileiro. Tais trabalhos podem integrar uma publicação (virtual e/ou física) deste módulo.

     Avaliação de reação:

    Ao final do curso será aplicada a avaliação de reação que fornecerá subsídios para o aperfeiçoamento dos próximos cursos. O relatório de avaliação de reação apresentará o nível de satisfação dos alunos em relação aos aspectos do curso: desempenho do participante, planejamento, espaços de interação, suporte da Equipe de EaD e aplicabilidade no trabalho.

    Aprovação

    A aprovação está vinculada à realização das atividades propostas pelo tutor, obtenção de frequência virtual de 70% dos vídeos adicionado ao aproveitamento igual ou superior a 70% da nota total do curso e preenchimento da avaliação de reação.

    Certificação

    O certificado será disponibilizado após o preenchimento da avaliação de reação. O módulo será certificado pelo Laboratório de Inovação e Inteligência e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Conselho Nacional de Justiça, Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento e Associação Paranaense dos Juízes Federais. O curso está em fase de credenciamento pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

    Requisitos para participar do Curso

    • . Ser Magistrados ou servidor de qualquer uma das esferas e instâncias do Poder Judiciário;
    • . Ler todas as informações sobre o Curso;
    • . Dispor, em média, de 1 hora diária participar ativamente das atividades propostas e realizar as tarefas previstas;
    • . Dispor dos recursos mínimos de tecnologia: conexão com a internet e navegador instalado (Explorer, Firefox, Chrome), conexões de áudio (caixas acústicas ou fones auriculares), preferível dispor de webcam instalada e configurada na estação, leitor de textos pdf, media player, conta de correio eletrônico;
    • . Ser selecionado para participar do curso, verificando se recebeu o e-mail correspondente.

     

    Fonte: CJF.

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