Ajufe participa de webinário sobre implantação de benefícios previdenciários e assistenciais

    O presidente da Ajufe, Eduardo André, participou, nesta terça-feira (13/04), do webinário “Acordo homologado pelo STF para implantação de benefícios previdenciários e assistenciais”. O evento foi promovido pelo Centro de Estudos Judiciários do 

    .

    Os debates foram divididos em três painéis e abordaram os principais aspectos do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Recurso Extraordinário n. 1.171.152/SC, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que discutiu o Tema de Repercussão Geral n. 1.066. O Recurso Extraordinário analisa a possibilidade de o Poder Judiciário fixar prazo para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realize perícia médica para concessão de benefícios previdenciários, sob pena de, caso ultrapassado o prazo estabelecido, serem eles automaticamente implantados.

    O primeiro painel debateu termos do acordo homologado pelo STF, que contou com a participação do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, João Batista Lazzari, como moderador, o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Fazenda, Bruno Bianco Leal, e o defensor público-geral federal Daniel de Macedo Alves Pereira.

    A segunda palestra foi moderada pela juíza auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Livia Cristina Marques Peres e debateu a perícia médica e avaliação socioeconômica nos termos do acordo”. Participaram do painel o presidente do INSS, Leonardo José Rolim Guimarães, a diretora de Atuação Judicial do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Gisele Lemos Kravchych, e o juiz federal da 3ª Turma Recursal do Paraná e coordenador do Centro Local de Inteligência da Justiça Federal no estado, Erivaldo Ribeiro dos Santos.

    O último painel abordou o acompanhamento e medidas para efetividade do acordo e foi moderado pela auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Daniela Pereira Madeira. O bloco de debates foi dividido entre o procurador federal Victor Fernandes Gonçalves Cordula, da Subprocuradoria-Geral da República, a coordenadora da 1ª Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos Gerais do Ministério Público Federal, Célia Regina Souza Delgado, e a procuradora regional da República e representante da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Zélia Luiza Pierdoná.

    Os expositores exploraram os caminhos percorridos para a homologação do acordo, iniciado a partir do esforço entre os órgãos envolvidos, afirmando que essas instituições deverão continuar a se empenhar na concretização dos objetivos sinalizados pela medida, por meio do Comitê Executivo – previsto pela cláusula 11º do acordo -, e fechando o painel com a diretora de Atuação Judicial do IBDP, Gisele Lemos Kravchych, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em sua fala durante o painel o presidente da Ajufe, Eduardo André, garantiu que a Ajufe auxiliará para que haja o cumprimento do acordo.

     

    Com informações da Agência CNJ de Notícias

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.