Prêmio Innovare anuncia novos membros da Comissão Julgadora

    Membros da Comissão Julgadora e do Conselho Superior do Instituto Innovare reuniram-se na tarde desta segunda-feira, 21 de junho, para alinhar os detalhes sobre a fase de avaliação das práticas inscritas na 18ª Edição. A premiação, de alcance nacional, destaca e divulga as boas práticas jurídicas desenvolvidas por profissionais relacionados à justiça brasileira, e que têm como objetivo aprimorar e tornar o atendimento jurídico mais acessível à população.

    Ao todo, 634 práticas de todo o Brasil estão concorrendo nas categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Justiça e Cidadania e CNJ/Tecnologia.

    O Sudeste foi a região com o maior número de práticas deferidas para participação nesta 18ª Edição do Prêmio Innovare: 209. Em seguida vem o Nordeste, com 144, o Sul com 118, Centro-Oeste com 82 e Norte com 81. A segunda reunião da Comissão Julgadora, para escolha dos finalistas, será em setembro e a cerimônia de premiação está prevista para a primeira semana de dezembro, no Supremo Tribunal Federal.

    Novidades entre os membros da Comissão Julgadora

    O diretor do Instituto Innovare, Sérgio Renault, abriu a reunião e passou a palavra ao presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, ministro Carlos Ayres Britto, que saudou a chegada dos novos membros da Comissão Julgadora.

    Este ano a Comissão terá a colaboração de quatro novos jurados. São eles: ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); ministro Benedito Gonçalves, do STJ; desembargador Costa Wagner, do Tribunal de Justiça de São Paulo; e a juíza Federal Adriana Cruz, da 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

    Conheça um pouco mais sobre cada um destes novos membros da Comissão Julgadora:

    Ministro Humberto Martins

    Nascido em Maceió, o ministro Humberto Martins é formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas e em administração de empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió.

    Foi promotor de justiça adjunto até 1982 e exerceu a advocacia até 2002, quando ocupou o posto de procurador do estado de Alagoas. No mesmo ano, ingressou no Tribunal de Justiça de Alagoas como desembargador, por meio do quinto constitucional.

    Em 2006, Humberto Martins tomou posse como ministro do Superior Tribunal de Justiça e, desde então, ocupou as funções de membro da Segunda Turma, da Primeira Seção – colegiados especializados em direito público – e da Corte Especial.

    Ao longo de sua trajetória no STJ, o ministro exerceu as atividades de ouvidor do tribunal, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e vice-presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal. Foi também ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral e corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça.

    No campo acadêmico, Humberto Martins foi professor da Universidade Federal de Alagoas entre 1992 e 2006. Possui diversos trabalhos publicados na área das ciências jurídicas – os mais recentes sobre a inteligência artificial e o sistema de justiça, o direito regulatório e a cooperação jurídica internacional. Em 2019, o magistrado recebeu o título de doutor honoris causa em direito pelo Centro Universitário Facol, de Pernambuco.

    Ministro Benedito Gonçalves

    Natural do Rio de Janeiro (RJ), Benedito Gonçalves formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1978. É mestre em Direito e tem especialização em Direito Processual Civil. Ingressou na magistratura no ano de 1988 como juiz federal titular da Vara Única de Santa Maria, da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul. Em 1998, tornou-se juiz do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, onde, posteriormente, ocupou também o cargo de desembargador federal. Benedito Gonçalves é ministro do Superior Tribunal de Justiça desde 17 de agosto de 2008. Atualmente, além de ser um dos componentes da Corte Especial do STJ, também integra a Primeira Seção e a Primeira Turma do tribunal.

    Desembargador Costa Wagner (TJSP)

    Paulistano, 48 anos, formou-se pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – Turma de 1994. É mestre em Direito Urbanístico e doutor em Direito Processual Civil pela PUC-SP e pós-doutorando em Direito Processual Civil pela Facultad de Derecho da Universidad de Salamanca (Espanha). Na carreira, advogou no período de 1994 a 2017. Em agosto de 2017 assumiu o cargo de desembargador do TJSP, nomeado pelo critério do Quinto Constitucional. Também atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral (Classe Jurista) nos biênios 2012/2014 (juiz substituto) e 2015/2017 (juiz titular). 

    Juíza Federal Adriana Cruz (5ª Vara federal Criminal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro)

    Titular da 5ª. Vara federal Criminal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, a juíza Adriana Cruz é doutora em Direito Penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018); mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2010) e graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1993). Professora da PUC-Rio e integrante do Observatório de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça.

    Consultores seguem entrevistando candidatos até 7 de julho

    Até o dia 7 de julho os consultores do Innovare e do Datafolha seguirão com as entrevistas dos candidatos desta 18ª.edição. O trabalho está sendo realizado por contato telefônico e videoconferência, por conta da pandemia. A ação dos consultores do Innovare e do Datafolha, cobre todo o território nacional.

    Enquanto os advogados parceiros do Innovare entrevistam autores das 462 práticas das Categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia, os pesquisadores do Datafolha estão responsáveis pelas 172 práticas da categoria Justiça e Cidadania, que é aberta a todas as áreas do conhecimento. Saiba mais sobre como se preparar para a entrevista com os consultores https://www.google.com/url?q=https://www.premioinnovare.com.br/noticias/veja-dicas-sobre-como-se-organizar-para-a-entrevista-com-os-consultores-innovare-e-do-datafolha/95&source=gmail&ust=1624450430085000&usg=AFQjCNGoQegaQCmhM-DfARgMkk7RXBZOZg">aqui.

    Conheça todos os consultores aqui!

     

    Mais informações:

    Márcia Miranda

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    (21) 99618-5751 (WhatsApp)

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.