O presidente da Ajufe, Eduardo André, o vice-presidente na 1a Região, Caio Marinho, e o vice-presidente na 4a Região, Marcelo Roberto de Oliveira, acompanharam, durante toda a tarde desta terça-feira (06/07), os desdobramentos no Congresso Nacional a respeito da Reforma Administrativa e do pedido de urgência da votação do PL do Extrateto no plenário da Câmara.
A comissão especial da Câmara dos Deputados, que analisa a proposta de reforma administrativa (PEC 32/20), realizou audiência pública para debater a proposta. Representantes das associações que integram a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público também participaram da reunião e registraram aos parlamentares o risco à democracia e à independência funcional dos magistrados e membros do MP encontrados no projeto.
Já no plenário da Casa, houve um acordo de lideranças para que o projeto do Extrateto entre em pauta. Um pedido de urgência formulado pelo relator da proposta, deputado Rubens Bueno, foi apresentado aos líderes partidários. A Ajufe tem trabalhado junto aos parlamentares a fim de sensibilizá-los pela não aprovação do PL e também acompanha o andamento do tema. O texto a ser apreciado ainda não foi apresentado formalmente. Se aprovado na Câmara, o projeto vai ao Senado.