Maranhão é destaque em número de cursos concluídos através do IMM

    O programa ‘Rumo Certo’ liderou o ranking de cursos online concluídos no mês de junho

    O programa que tem elevado o nível de escolaridade e profissionalização no sistema prisional do Maranhão, o Rumo Certo, vem colhendo seus frutos nacionalmente. O projeto liderou o ranking de cursos online realizados por meio do Instituto Mundo Melhor, despontando com 2.923 cursos concluídos no mês de junho, de um total de 5.538 certificados. 

    A cooperação entre o IMM e o Rumo Certo foi consolidada no ano passado, motivo de contentamento do secretário de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão, Murilo Andrade de Oliveira. “Temos investido bastante em educação, em cursos de ensino a distância, tanto é que adquirimos diversos computadores, cerca de 460, e também fizemos parcerias com diversas entidades”, explica. “Mas, nosso principal parceiro é o IMM, que nos apoiou desde o início, agora estamos tendo esse grande resultado em tão curto período”, exclama.

    O Rumo Certo nasceu, em 2017, com o compromisso da Seap Maranhão em criar ações em conformidade com a lei de execução penal e demais dispositivos legais que tratam da educação e do trabalho no sistema prisional. O propósito principal é possibilitar ferramentas de reintegração social ao público custodiado, através de ações voltadas a atividades educacionais, que vão desde a educação básica – na modalidade jovens adultos (EJA), perpassando pela educação profissional e tecnológica até o ensino superior.

    O programa abrange todo o sistema penal, isso quer dizer que oferece a oportunidade de elevar o nível de escolaridade não só para as pessoas privadas de liberdade, mas também seus familiares, pessoas egressas e servidores. Devido a pandemia, em 2020, a Seap criou o EAD prisional, tornando a educação a distância uma forte aliada para a manutenção das atividades educacionais.

    A coordenadora do programa, Ingrid Iana Matos Anunciação, salienta que um dos maiores parceiros dessa iniciativa é o IMM. “Essa parceria é essencial na manutenção educacional, porque a plataforma é muito completa, o que possibilita atendermos diversos públicos e também ajuda a desenvolver a capacidade socioemocional dos alunos”, garante.

    Os cursos são desenvolvidos pela Woli Treinamento e Consultoria de Araxá (MG), com certificação acadêmica da FGW - Faculdade de Gestão Woli, a qual oferta mais de 230 cursos. “Estamos muito felizes com a expansão do IMM no Maranhão, ainda mais com a notícia de que ficamos em primeiro lugar na emissão de certificados, isso demonstra que as perspectivas futuras são ainda mais otimistas”, finaliza Ingrid.

    Ajufe: parceria consolidada 

    Desde que foi firmada, a cooperação entre a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e o IMM tem rendido bons resultados, sendo primordial para a expansão do projeto em todo o país, o qual visa estimular a educação no sistema prisional. “Essa parceria é muito frutífera, porque a educação é uma forma de reabilitação, uma forma de que o egresso do sistema prisional retorne a sociedade de forma mais produtiva”, salienta o juiz federal e responsável pelo projeto “Ajufe por um Mundo Melhor”, Rafael Wolff. 

    Segundo ele, isso é bom para todos, tanto para o egresso que não voltará ao sistema carcerário, porque terá mais oportunidades, quanto para a sociedade, uma vez que é melhor ter uma pessoa contribuindo e pagando seus tributos do que delinquindo.

    Além de contribuir diretamente para a reinserção dos apenados na sociedade, um dos diferenciais do projeto é o fato dos cursos concluídos serem utilizados na remição de pena. “Cada detento que tem a oportunidade de cursar uma das disciplinas, que constam na grade do sistema IMM, poderá ficar menos tempo no sistema carcerário, gerando também menos custo pra toda a sociedade”, explica Wolff.

    Em nome da Ajufe, o juiz declara estarem bastante orgulhosos dessa parceria com o Instituto MM, inclusive com o desempenho que o estado do Maranhão está tendo nesse projeto. "Esperamos o quanto antes para poder fazer novas inaugurações de salas do Projeto Ajufe por um Mundo Melhor no Maranhão", finaliza.

    Fonte: Instituto Mundo Melhor

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.