Instituto J&C promove seminário sobre análise econômica dos atos regulatórios na saúde suplementar

    A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) editou em julho a Resolução Normativa nº 470, que trata do processo de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – listagem de exames, terapias e medicamentos que as operadoras privadas são obrigadas a oferecer, conforme as categorias dos planos contratados pelos clientes.

    Para entender a importância, os impactos econômicos e as demais consequências das mudanças, a Revista Justiça & Cidadania vai promover em 12 de agosto (quinta-feira) o Seminário Análise Econômica dos Atos Regulatórios na Saúde Suplementar. Com transmissão ao vivo no canal da Revista no YouTube, o Seminário terá a participação de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), médicos, economistas, atuários e do novo presidente da ANS, Paulo Roberto Rebello Filho. A inscrição pode ser feita pelo site da Revista: https://www.institutojc.com.br/analise-economica-dos-atos-regulatorios-na-saude-suplementar/ ou pelo youtube: https://youtu.be/dq3UpAqAvBA

    Mudança no prazo de atualização do Rol – A principal discussão a respeito do tema na jurisprudência do STJ é para determinar o caráter taxativo ou meramente exemplificativo do Rol. Os ministros que defendem que o Rol é exemplificativo em geral argumentam que o longo prazo para sua atualização, a cada dois anos, atrasa a incorporação do desenvolvimento tecnológico aplicado a diversos medicamentos e técnicas terapêuticas. Uma das principais mudanças trazidas pela NR nº 470, contudo, diz respeito justamente ao prazo de atualização do Rol, que com a entrada em vigor da norma, em 1º de outubro, passará a ser semestral.

    Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), esse prazo de atualização mais curto trará maior segurança jurídica às operadoras de planos de saúde, que em muitos casos, a partir de determinações judiciais, são obrigadas a custear exames, técnicas, fármacos e condições de atendimento que não constam do Rol e nem haviam sido contratados.

    CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
    10h - Abertura
    Humberto Martins
    Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ

    10h30 - Painel I - A resolução 470 da ANS
    Presidente de mesa: Ministro Marco Aurélio Bellizze, do STJ
    Palestrantes: Dr. Paulo Rebello, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar
    Dr. Stephen Stefani, médico

    11h30 - Painel II - Análise Econômica dos Atos Regulatórios
    Presidente de mesa: Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do STJ
    Palestrante:
    Dra. Raquel Marimon, Atuária

    12h30- Encerramento
    Ministro Luis Felipe Salomão, do STJ

     

    EFACD579 EC51 47AF 986B BC5849B2253C

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.