Juíza federal idealiza projeto que destina celulares apreendidos ao ensino de jovens da rede pública em Cáceres (MT)

    A juíza federal Ana Lya Ferraz, da Seção Judiciária do Mato Grosso (SJMT), idealizou o projeto “Alunos Conectados”. A iniciativa, inspirada em uma proposta do Ministério Público do Rio Grande do Sul, destina celulares apreendidos na prática de crimes e dentro de presídios para alunos da rede pública de ensino, em Cáceres (MT). O objetivo é auxiliar esses estudantes nas atividades escolares remotas.

    A iniciativa - O projeto busca arrecadar celulares, tablets e computadores, que sejam objeto de perda ou destruição, para doação às crianças carentes a fim de promover inclusão digital. Dessa forma, todas as pessoas físicas e jurídicas, entidades públicas e privadas, podem participar da campanha.

    “Eu vi uma notícia sobre o projeto Alquimia, no Rio Grande do Sul, de iniciativa do Ministério Público Estadual, onde foi feito algo semelhante, porém mais complexo, envolvendo também a recuperação de celulares danificados. Ao mesmo tempo estávamos em um processo de força-tarefa de destinação/destruição e alienação de bens na vara e isso me ligou um alerta: ao invés de destruir a gente pode doar”, conta a juíza federal Ana Lya.

    O “Alunos Conectados” foi apresentado na semana passada às autoridades locais e a iniciativa foi recebida com muito entusiasmo . “Não haverá dispêndio de recursos, apenas o trabalho de separação dos celulares, teste de funcionamento, formatação e identificação dos carregadores necessários que será feito pelo Poder Judiciário com o auxílio direto das autoridades policiais e fazendárias que aderirem ao projeto, uma vez que os celulares apreendidos estão sob custódia destes órgãos. Além disso, a prefeitura se comprometeu a custear os chips com os dados”, destaca Ana Lya.

    Em geral, os aparelhos apreendidos estavam em uso pelo investigado ou mesmo pela vítima (em casos de impossibilidade de restituição) e contém dados pessoais, o que exige procedimentos para apagar a memória de cada um deles, de modo definitivo. Assim, antes de serem entregues aos estudantes, os aparelhos serão restaurados e receberão chip com acesso à internet e carregador.

    Como funciona - A seleção dos alunos que receberão aparelho celular será feita em conjunto com cada escola municipal, mediante análise de meritocracia por desempenho escolar e vulnerabilidade social e econômica dos estudantes. "Com isso buscamos incentivar uma maior dedicação por parte dos alunos nesse período complicado de volta às aulas".

    “Sou muito entusiasta de que a educação é a base pra tudo e já trabalho com projetos sociais nessa área há três anos. Tenho uma satisfação enorme de trabalhar com isso. É uma forma de ajudar e incentivar o estudo como juíza, sendo exemplo para estas crianças”, afirma Ana Lya.

    As entidades alvo do “Alunos Conectados” são a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Poder Judiciário Federal, Poder Judiciário Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Receita Federal. Nesta semana, elas serão convidadas formalmente a participar da iniciativa e, na sequência, assinarão um termo de cooperação, onde haverá um cronograma de atividades pré-estabelecida concretização do projeto nos próximos meses, contemplando o início do período de volta às aulas presenciais.

    “Hoje a minha ideia é fazer bem feito na região de Cáceres e, dando certo, servir de exemplo para expansão do projeto com o auxílio das autoridades. Tenho pra mim que o que parece impossível torna-se possível através de passos pequenos e realizáveis com a cooperação de todos os que se dispõe a participar desta caminhada”, declara a magistrada.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.