Ajufe participa de audiência pública do STF sobre juiz das garantias

    Nesta terça-feira (26), ocorreu o segundo dia de audiência pública promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para a discussão sobre a criação do juiz de garantias com a participação de juristas, membros de associações da sociedade civil.

    Representando a Ajufe foi convidado o ex-presidente e juiz federal Walter Nunes, titular da 2ª Vara e corregedor do Presídio Federal em Mossoró (RN).

    A audiência realizada pelo STF, teve início nessa segunda-feira (25), com o objetivo de uma ampla discussão sobre previsões trazidas pelo “pacote anticrime”, como a implementação do juiz das garantias, o acordo de não persecução penal (ANPP) e procedimentos de arquivamento de investigações.

    Walter Nunes lembrou da importância de um espaço aberto à sociedade para o debate sobre um tema como o do juiz das garantias, principalmente pela necessidade de ter um período maior para a implementação do instituto.

    “O instituto do juiz das garantias, é um tema, eu diria, nervoso no âmbito da Magistratura. Nós não temos consenso em relação a esse instituto, temos muitas divergências internas a seu respeito. É a sedimentação do sistema acusatório no ambiente do direito brasileiro, mas de toda forma nós temos muitas preocupações da forma como ficou o juiz das garantias pela Lei 13.964/19”, disse o magistrado.

    “Nós percebemos uma contradição a partir do momento em que toda a razão de ser do juiz das garantias é a preservação da imparcialidade do juiz que participa da investigação, daquele que vai ter a responsabilidade em julgar e estabelece uma espécie de fase intermediária do processo em que esse juiz das garantias vai funcionar até o artigo 399”, continuou.

    E arrematou: “o juiz das garantias vai ser o juiz dos seus atos praticados na fase da investigação. Me parece que há um paradoxo em relação ao modelo que foi estabelecido, e tanto é que no projeto do Novo Código de Processo Penal a gente volta à ideia do juiz das garantias que vai atuar na fase… do inquérito policial”.

    Apontou, todavia, o dado positivo de a implantação do instituto completar o ciclo de jurisdicionalização da persecução criminal, de modo que toda e qualquer investigação irá ser do conhecimento de um juiz das garantias.

    Nunes, em sua exposição ainda citou o ANPP. Para o juiz federal o modelo atual é bastante significativo e pode mudar decisivamente o perfil da jurisdição criminal brasileira a partir do momento em que o instituto, pelos seus operadores jurídicos, especialmente juízes e membros do Ministério Público, seja efetivamente cumprido o ideário do legislador.

    “Deixar o contencioso para aquela criminalidade mais grave, de ordem violenta, e que nós possamos nos debruçar mais sobre essas questões que são mais candentes e que a sociedade aclama por respostas efetivas”, finalizou.

    Assista à íntegra da audiência pública:

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.