Reunião anual do Foninj ocorre nesta sexta-feira (10)

    Nesta sexta-feira (10), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza a reunião anual do Fórum Nacional da Infância e da Juventude (Foninj), com a apresentação de várias iniciativas em defesa das crianças e adolescentes. O evento será transmitido pelo canal do Youtube do CNJ (https://bit.ly/3lPcdbD), a partir das 9h.

    Entre as iniciativas, está o manual para o depoimento especial de crianças e adolescentes de comunidades tradicionais, fruto do projeto-piloto desenvolvido junto aos Tribunais de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), Amazonas (TJAM), Bahia (TJBA) e Roraima (TJRR).

    O manual traz diretrizes para a tomada do depoimento especial de criança ou adolescente em comunidades tradicionais, como o local apropriado, seguro e acolhedor, que garanta a privacidade.

    O ato também deve ser realizado por profissionais com qualificação específica e que, preferencialmente, integrem as equipes técnicas do Judiciário. Será realizado ainda um painel específico sobre o protocolo, para apresentar os resultados do projeto, contando com a participação de um representante da comunidade indígena.

    No encontro, haverá ainda o lançamento da campanha nacional de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. As orientações para a adoção dessa iniciativa, chamada de “Me proteja”, serão divulgadas por meio de uma cartilha com o projeto inicial. A proposta é dar voz para as crianças buscarem proteção contra a violência, por meio de um sinal específico, a exemplo do que é feito na campanha Sinal Vermelho, no qual as mulheres vítimas de violência sinalizam com um “X” vermelho, para pedir ajuda em locais públicos.

    Outra novidade que será discutida no evento é o “Protocolo de Avaliação de Riscos e Necessidades do Adolescente em Conflito com a Lei”, que pretende orientar magistrados e magistradas a como tratar desses casos.

     

    Serviço
    Reunião Anual do Fórum Nacional da Infância e da Juventude (Foninj)
    Data: sexta-feira (10/12)
    Hora: 9h às 18h
    Acompanhe pelo link: https://youtu.be/vCIpmPaXA34

     

     

    Fonte: Agência de Notícias CNJ.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.