Nesta sexta-feira (4), ocorreu o encerramento do curso de formação em “Justiça Constitucional e Tutela Jurisdicional dos Direitos Fundamentais”, organizado pela Universidade de Pisa (Itália), sob a coordenação científica do professor Roberto Romboli e os vice-coordenadores Professor Gianluca Famiglieti e Giuseppe Campanelli. As aulas, iniciadas no dia 10 de janeiro, ocorreram em plataforma virtual e contou com a participação de 15 associados da Ajufe que, nessa quinta-feira (3), puderam expor seus trabalhos acadêmicos sobre diversos temas.
Uma das participantes foi a diretora de relações internacionais da Ajufe, Patrícia Panasolo, que lembrou a importância dos debates durante o período de quase um mês de vídeoaulas. “Para nós, juízes e juízas federais do Brasil, participar do curso foi uma experiência enriquecedora. Os palestrantes foram de excelente qualidade. Ademais, tivemos a oportunidade de ter o intercâmbio de informações entre os nossos associados e os palestrantes do seminário, estes advindos de diversos países da América Latina e Europa”, disse.
Já o juiz federal e membro da comissão organizadora, Hugo Leonardo Abas Frazão, acredita que o curso da Universidade de Pisa é um dos mais completos em matéria de direito constitucional na Europa. “O propósito de envolver juízas e juízes federais brasileiros na programação do evento permitiu um intercâmbio muito importante com profissionais de outros países, além de estreitar os laços dos nossos associados com o ambiente acadêmico internacional”, afirmou.
A participação dos associados da Ajufe possibilitará a obtenção do Diploma de Aperfeiçoamento. Além disso, para os participantes que optarem por apresentar uma tese para a banca examinadora poderão receber o Diploma de Especialista. Além disso, a organização do curso está organizando a publicação de uma obra com os artigos dos participantes que apresentaram seus trabalhos no seminário que aconteceu ontem.