Comissão Ajufe Mulheres promove ações no Dia Internacional da Mulher

    Nessa terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Comissão Ajufe Mulheres realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o resultado de uma pesquisa conjunta com a Universidade de Oxford (Inglaterra) sobre a participação feminina dentro das cortes constitucionais no mundo.

    O estudo “Quem estamos empoderando? Indicadores e Tendências sobre Diversidade Judicial em Cortes Constitucionais” levantou dados e apontou as principais tendências sobre a diversidade na composição e supremas cortes nas democracias americanas e europeias nos últimos 21 anos.

    Além de coletar informações sobre diferentes tipos de diversidade, tais como aquelas relacionadas à identidade (gênero, raça ou etnia e idade), bem como ligadas às experiências e à origem socioeconômica de magistrados (background acadêmico e profissional, origem familiar), o levantamento também indica as formas de acesso, reconhecimento de pares, promoção interna, permanência e motivos de saída dessas minorias sociais, culturais ou econômicas, e possíveis tendências para futuros aprofundamentos.

    O trabalho da Comissão Ajufe Mulheres e os dados das pesquisas foram apresentados pela vice-presidente da Ajufe na 5ª Região e coordenadora da Comissão, Camila Pullin, pela secretária-geral da Ajufe, Clara Mota, e pelas magistradas e membros da Comissão, Tani Wurster e Adriana Cruz. Representando a Universidade de Oxford participou a professora e pesquisadora Karina Denari (UERJ/FGV).

    Acesse a pesquisa: https://bit.ly/3HPvMc0
    Veja o estudo da Comissão Ajufe Mulheres sobre a participação feminina na Magistratura Federal: https://bit.ly/3sUbWrG
    Confira as fotos da coletiva de imprensa: https://bit.ly/3J0IMgq

     

    O dia da Comissão - A Comissão Ajufe Mulheres aproveitou o Dia Internacional da Mulher para se reunir com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, e com o ministro Gurgel de Faria, também do STJ.

    Os encontros tiveram o propósito de apresentar os estudos realizados pela Comissão e pela Universidade de Oxford, além de reforçar a necessidade da maior participação feminina dentro das cortes de 1º e 2º grau.

    Participaram do encontro representando a Comissão as magistradas federais Camila Pullin (coordenadora da Comissão), Priscilla da Costa Corrêa, Natália Luchini, Mara Lina Silva do Carmo, Janaina Cassol Machado, Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, Liz Corrêa de Azevedo e Julia Cavalcante Silva Barbosa. A professora e pesquisadora Karina Denari, uma das responsáveis pela pesquisa de Oxford, também participou dos encontros.

    montagem mulheres

     

     


    Veja a repercussão na imprensa:
    Estadão: https://bit.ly/3sX56Sc
    FolhaPress: https://bit.ly/3vSh7KF
    Correio Braziliense: https://bit.ly/34s7o2x
    JOTA: https://bit.ly/3Cw26Qe
    Conjur: https://bit.ly/3vRV1rG
    TV Justiça: https://bit.ly/3sXtmnz
    Portal Juristec: https://bit.ly/35BJVMZ

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.