Nesta sexta-feira (25), chegou ao fim a 7ª Expedição da Cidadania, ação social da Ajufe que leva serviços à populações de áreas remotas. Nesta edição, a cidade escolhida foi Barra do Quaraí, região oeste do Rio Grande do Sul.
Durante os cinco dias a Justiça Federal, Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Receita Federal, Exército Brasileiro, Marinha, Sest Senai e Polícia Federal atenderam mais de mil pessoas da região. Esse número equivale a mais de 25% da população local, segundo dados do IBGE.
Os magistrados da Ajufe ainda tiveram a oportunidade de conhecer escolas da rede pública e conversam com mais de 250 crianças e adolescentes para apresentar o projeto “Turma da Mônica e o Poder Judiciário”. Uma iniciativa que buscar aproximar os jovens dos seus direitos.
A coordenadora do evento, juíza federal Janaína Pontes, avaliou a experiência positivamente. “A abrangência da expedição, inclusive para o público infantil, representa um marco no amadurecimento do exercício da cidadania na região", disse.