Ajufe é homenageada por seu cinquentenário em sessão solene no Senado Federal

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) foi homenageada durante sessão solene do Senado Federal, na manhã desta terça-feira (20), pelos seus 50 anos. A sessão foi proposta pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e presidida pelo senador Nelsinho Trad.

    Também compuseram a mesa de autoridades o presidente da Ajufe, Nelson Alves, Marco Aurélio Bellizze, Ministro do Superior Tribunal de Justiça; Messod Azulay Neto, Desembargador Federal do Tribunal Regional da 2ª Região; Paulo Sérgio Domingues, desembargador Federal, representando Marisa Santos, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região; Ricardo Teixeira do Valle, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região; Mônica Jacqueline Sifuentes, presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região.

    No início da solenidade, o senador Nelsinho Trad destacou que a valorização da magistratura representa a valorização do próprio Poder Judiciário e do seu papel fundamental na democracia, promovendo incansavelmente os direitos humanos, atuando com firmeza pelo fortalecimento do Judiciário, bem como pela democratização da prestação jurisdicional do estado. “Não há como negar a grande relevância da Associação dos Juízes Federais do Brasil para a história recente do nosso país, sendo assim merecidíssimas as homenagens que recebe pelo seu cinquentenário”, finalizou o senador.

    WhatsApp Image 2022 09 20 at 10.50.40

    O presidente da Ajufe, Nelson Alves, destacou o firme relacionamento da entidade com o Poder Legislativo, que resultou em grandes vitórias para a magistratura federal e para o país. “Sabemos que o Congresso Nacional está atento para a situação da Justiça Federal e da magistratura federal. E aqui a Ajufe reconhece também a decisiva atuação do Presidente Rodrigo, novamente, e do Senador Nelsinho Trad para a aprovação das Leis 14.226 e 14.253, ambas de 2001 - a primeira, que criou o Tribunal Regional Federal da 6ª Região; e a segunda, que ampliou a composição dos demais regionais, pleito de quase duas décadas e que agora se concretiza. Ganha a Justiça Federal e mais ainda os cidadãos brasileiros”, afirmou.

    O ministro Belize destacou o papel da entidade no cenário nacional. “A Ajufe é uma instituição adulta, equilibrada, tem 50 anos de vida. Com muito trabalho cresceu e hoje é uma instituição que só acrescenta ao cenário público nacional e uma instituição fundamental para o Poder Judiciário. As funções da Justiça Federal são enormes, a responsabilidade é gigantesca, os recursos sempre inferiores às demandas, mas a Justiça Federal vem crescendo graças ao talento dos magistrados e ao concurso indiscutível da nossa querida Ajufe. Nem vou falar da importância da Ajufe nas funções essenciais, no estabelecimento e no fortalecimento do Estado democrático de direito, nas contribuições legislativas e constitucionais”, concluiu.

    Ex-presidentes da Ajufe, membros da atual diretoria e de gestões passadas, delegados regionais e presidentes de associações regionais, também participaram da sessão solene.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.