A Comissão Julgadora do Prêmio Innovare escolheu na última sexta-feira, dia 7 de outubro, a vencedora do Prêmio Destaque desta 19ª. edição, em 2022. A vencedora do Destaque foi a prática Doe um Futuro, do juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). A iniciativa indica cursos profissionalizantes para que padrinhos financiem a formação de adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ao todo, mil jovens já foram atendidos.
O vice-presidente da Ajufe da 2ª Região, Flávio Oliveira Lucas, participou da reunião da Comissão Julgadora. O Innovare premia, anualmente, práticas em seis categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Justiça e Cidadania. Este ano, o Prêmio Destaque escolheu a prática que mais se identificasse com o tema Educação e Cultura: o futuro do país. Além destas, o Innovare também premia uma prática em conjunto com o CNJ, sob o tema Inovação e Acesso à Justiça. Os finalistas destas categorias foram todos escolhidos na reunião do dia 7, e deverão ser anunciados até o fim desta semana, depois que todos sejam contatados por telefone pela Coordenação do Prêmio e pela equipe do CNJ.
Ao encontro, estiveram presentes diretores do Instituto Innovare, o presidente do Conselho Superior, ministro Carlos Ayres Britto, representantes de instituições parceiras e membros da Comissão Julgadora. Os participantes debateram sobre as práticas indicadas em cada uma das equipes de análise e escolheram duas finalistas de cada categoria. A Comissão também selecionou a prática vencedora da Categoria CNJ/Inovação e Acesso à Justiça. As duas indicadas foram o Fórum Digital, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e o App TJSE, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).
Ao todo 549 iniciativas estão concorrendo - Este ano o Innovare selecionou 549 iniciativas para participar da premiação. Os estados com maior número de inscritos foram São Paulo (59 práticas), Rio Grande do Sul (54), Ceará (47), Rio de Janeiro (39) e Mato Grosso do Sul (28).
Processo de votação - A escolha das práticas se dá através de um sistema de votação eletrônica e, ao fim do processo, somente a Coordenação do Innovare sabe quem são os premiados e os homenageados. O sigilo é mantido até o dia da cerimônia de premiação, em dezembro, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Contato com finalistas é feito por telefone - Após a escolha, o contato com os finalistas é feito por telefone. Apenas depois que todos os candidatos estejam avisados a Coordenação divulgará em seu site e redes sociais as informações sobre as práticas escolhidas e os nomes dos responsáveis.
Com informações do Instituto Innovare