No mês de novembro, em alusão ao dia da Consciência Negra (20/11), a Ajufe desde 2017 promove o debate sobre a necessidade de superação da desigualdade racial existente na sociedade brasileira. A data aborda a necessidade do combate à desigualdade racial, demonstrada pelos diversos indicadores sociais, com reflexões e análises da conjuntura político-racial brasileira.
Dando sequência ao projeto “Reflexões Conscientes”, iniciado em 2021, neste ano a Ajufe apresentará durante sete dias reflexões de magistradas e magistrados federais. A nova edição, com o nome “Reflexões Necessárias”, será veiculada entre os dias 14 e 20 de novembro nas redes sociais da Associação.
Os convidados da edição serão: Adriana Cruz (juíza federal); Benedito Gonçalves (ministro STJ); Alcioni Escobar (juíza federal); Eduardo Pereira (juiz federal); Neuza Maria Alves (desembargadora federal aposentada); Grigório Carlos dos Santos (juiz federal); e Mara Lina Carmo (juíza federal e vice-presidente da Ajufe na 6ª Região).
Semanas anteriores
As duas primeiras edições do evento, 2017 e 2018, contaram com debates presenciais entre magistradas (os), parlamentares e representantes religiosos, sob uma audiência de quase 50 mil pessoas.
Em 2019, a Semana exibiu vídeos de personalidades, professores e juristas nas redes sociais da Ajufe, com a apresentação de suas reflexões sobre questão racial no Brasil. No total, mais de 170 mil usuários foram alcançados com o conteúdo, boa parte deles no Facebook e Twitter da entidade.
No ano seguinte, em 2020, a Ajufe estreou o podcast “Justiça Federal em Debate” com uma série de cinco episódios sobre o Racismo no Poder Judiciário, questões raciais e o sistema carcerário, racismo ambiental, racismo e colonialidade, e ações afirmativas.
Em 2021, a Ajufe fez uma proposta diferente. Por meio de postagens diárias nas redes sociais da Associação, a campanha “Reflexões Conscientes” apresentou pensamentos de seis convidados durante a Semana da Consciência Negra. A campanha alcançou mais de 30 mil pessoas.