O presidente da Ajufe, Nelson Alves, participou, nesta quarta-feira (1º), da sessão solene de abertura do ano judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia foi realizada no plenário da Corte.
A solenidade foi o primeiro evento do STF em 2023, após os ataques criminosos sofridos no dia 8 de janeiro. Na abertura, a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, lembrou que sem um Poder Judiciário independente e forte, sem juízes independentes e sem a imprensa livre, não há democracia.
“Hoje, quatro meses e meio após a minha posse como chefe do Poder Judiciário brasileiro, nessa sessão solene revestida de especial simbolismo, de abertura do ano judiciário de 2023, neste mesmo plenário totalmente reconstituído após a invasão criminosa do dia 8 de janeiro, por uma turba insana movida pelo ódio e pela irracionalidade reafirmo minha profissão de fé, como juíza, e à ela acresço em reforço o que elegi como Norte da atual administração desta Casa: a proteção da jurisdição constitucional e da integridade do regime democrático, ou mais simplesmente a defesa diuturna e intransigente da Constituição e do Estado Democrático de Direito”.
E finalizou: “um Brasil inclusivo e igualitário de ordem, progresso e de paz. Uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia e comprometida com a solução pacífica das controvérsias como orienta o preâmbulo da Constituição cidadã de 1988 é o que almejamos. Que possamos caminhar em 2023 com serenidade e equilíbrio, cumprindo os objetivos traçados na Carta Magna, olhos postos na entrega da prestação jurisdicional e efetiva e qualificada”.
Também participaram da sessão o vice-presidente da Ajufe na 1ª Região, Shamyl Cipriano, a vice-presidente na 6ª Região, Mara Lina do Carmo, a diretora Ana Lya Ferraz, e a presidente da Ajufesp, Marcelle Ragazoni.