O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebeu representantes da Diretoria da Ajufe nesta quarta-feira (15/2) em visita institucional. O presidente da Associação, Nelson Alves, os vice-presidentes da 1ª e 6ª Regiões, Shamyl Cipriano e Mara Lina do Carmo, respectivamente, além da secretária-geral, Ana Lya Ferraz, e da presidente da Ajufesp, Marcelle Ragazoni, participaram do encontro.
A reunião teve como objetivo a apresentação da diretoria da Ajufe e o estabelecimento de laços com o Executivo, em especial o Ministério da Fazenda. Além da visita institucional, foram debatidas questões acerca do excesso de processos na via judicial, com destaque para as matérias previdenciárias, assim como a possível colaboração do Executivo ao Judiciário para a redução desse contingente processual.
O presidente da Ajufe ainda levou ao conhecimento do ministro os projetos de Lei do FEJUFE, que tramitam na Câmara (PL 7735/2017 apensado ao PL 5827/2013) e no Senado (PL 2489/2022), que aguardam análise. A proposta dispõe sobre as custas judiciais no âmbito da Justiça Federal e do seu respectivo Fundo Especial (FEJUFE).