O presidente da Ajufe, Nelson Alves, participou, nessa segunda-feira (3/4), da solenidade de posse da nova mesa diretora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, eleita para o biênio 2023-2025. O desembargador federal Fernando Braga Damasceno assume a presidência da Corte e os cargos de vice-presidente e de corregedor-regional serão ocupados, respectivamente, pela desembargadora federal Germana Moraes e pelo desembargador federal Leonardo Carvalho.
A eleição da nova Mesa Diretora do TRF5, que se deu por aclamação, ocorreu em dezembro do ano passado, em sessão Plenária do Tribunal.
Fernando Braga - Doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o cearense Fernando Braga é mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2005), mesma instituição pela qual se graduou em Direito, no ano de 1998. É também especialista em Ciências Jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2011).
Atualmente, Braga é diretor da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe). Foi corregedor-regional da 5ª Região, entre os anos de 2015 e 2017, e é professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Germana Moraes - Doutora em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa, Germana Moraes é cearense e tem graduação (1984) e mestrado (1989) em Direito pela UFC. Juíza federal na JFCE, desde 1991, foi nomeada ao cargo de desembargadora federal no TRF5, no último mês de agosto, pelo critério de antiguidade. Foi a primeira magistrada a ser promovida por antiguidade no TRF5.
Leonardo Carvalho - Também natural de Fortaleza/CE, Leonardo Carvalho é graduado em Direito (1999) pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É especialista em Direito Processual Civil (2002) e tem mestrado profissional em Direito e Gestão de Conflitos (2017), pela mesma instituição. Exerceu a advocacia de 1999 até 2017, ano em que tomou posse como desembargador federal no TRF5.