Os vice-presidentes da Ajufe da 1ª e 6ª Regiões, Shamyl Cipriano e Mara Lina do Carmo, representaram a Ajufe, nesta sexta-feira (4/8), durante a aula magna inaugural da nova diretoria da Esmaf (TRF1). A vice-presidente Mara Lina também representou a Comissão Ajufe Mulheres.
Neste próximo biênio 2023-2025, a escola será dirigida por duas mulheres: a desembargadora federal Gilda Sigmaringa, na direção, e na vice-direção a desembargadora federal Daniele Maranhão. O feito é inédito na história da Escola.
O evento contou com a participação do ministro do STJ, Reynaldo Fonseca, que proferiu a aula magna sobre “Globalização, macrocriminalidade e cooperação internacional”. A aula inaugural também contou com as participações especiais de Sérgio Javier, magistrado federal no México, e Theophilo Antonio Miguel, desembargador federal do TRF2.
Na abertura, a nova diretora da Escola falou sobre a importância da gestão feminina inédita na história da Esmaf. “A importância da gestão de duas mulheres na escola da magistratura é inédita, multifacetada e representa um marco significativo. Essa representatividade feminina no comando da instituição traz consigo uma perspectiva mais inclusiva, que pode refletir-se positivamente nas políticas educacionais e na formação dos futuros magistrados que estão por vir”, destacou Gilda Sigmaringa.