A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e associada da Ajufe, Isabel Gallotti, foi eleita, nesta quarta-feira (13/9), para integrar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela ocupará a vaga do ministro Benedito Gonçalves, cujo mandato na Corte eleitoral encerra em novembro.
O TSE conta com três ministros vindos do STF, dois do STJ e dois da chamada classe dos juristas — advogados indicados pelo chefe do Poder Executivo.
Durante a sessão, o STJ também escolheu o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva para compor o TSE no cargo de ministro substituto.
O ministro Raul Araújo, que já atua no tribunal eleitoral, assumirá o cargo de corregedor eleitoral com a saída do ministro Benedito Gonçalves.
Isabel Gallotti - Formada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), possui mestrado na mesma instituição. Está no STJ desde 2010, e hoje atua na 4ª Turma da Corte. Antes disso, atuou como procuradora no Ministério Público Federal e foi desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Ricardo Villas Bôas Cueva - Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado pela Universidade de Cambridge e doutorado pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Está no STJ desde 2011 e integra a 3ª Turma da Corte, a qual preside até 2024. Antes disso, foi procurador do Estado de São Paulo, procurador da Fazenda Nacional e conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).