O presidente da Ajufe, Nelson Alves, e o vice-presidente da 1a Região, Shamyl Cipriano, participaram, nesta segunda-feira (13/11), da abertura da I Jornada Justiça e Equidade Racial: resgatando raízes, transformando o futuro. A iniciativa, que vai até o dia 28 de novembro, é uma realização Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Superior Tribunal Militar (STM), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF).
A jornada envolverá eventos e debates sobre os desafios e as alternativas para conquistar a equidade racial na Justiça e na sociedade. Representantes dos meios jurídico, acadêmico, político, empresarial, artístico e jornalístico participam da programação.
Clique e veja a programação completa da I Jornada Justiça e Equidade Racial.
Organizada em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a jornada promove os objetivos do Pacto do Poder Judiciário pela Equidade Racial, lançado há um ano pelo CNJ, e que já obteve a adesão de todos os tribunais do país.
Neste primeiro dia de programação, houve um debate sobre os caminhos da superação com a participação da cantora, compositora e deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP); do empreendedor social Edu Lyra, idealizador do ecossistema de desenvolvimento social Gerando Falcões; e do presidente nacional da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé.
Seminário e exposição no STJ - A programação continua na terça-feira (14), na sede do STJ, com o Seminário Justiça e Equidade Racial: resgatando raízes, transformando o futuro, dividido em três painéis: "Questão racial: percursos históricos", "O Poder Judiciário e a tutela da equidade racial" e "Equidade racial: ações transformativas". Ainda dentro da programação da Jornada, de 22 a 24 de novembro, o TST vai receber o VI Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun).