O presidente da Ajufe, Nelson Alves, e a secretária-geral e diretora de prerrogativas, Ana Lya Ferraz, participaram, nesta terça-feira (28/11), da primeira reunião do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário (ODH), sob a presidência do ministro Luís Roberto Barroso.
Na oportunidade, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF) apresentou as prioridades de sua gestão na temática dos direitos humanos. Houve ainda a assinatura do protocolo de intenções entre o CNJ e a OEA, que tem o objetivo de desenvolver uma cooperação internacional para treinamento de juízes, cursos, eventos e pesquisas.
Sobre o Observatório - O ODH tem por objetivos, entre outros, promover a articulação com instituições nacionais ou internacionais, oferecer subsídios para a formulação de políticas, projetos e diretrizes, no âmbito do Poder Judiciário, sobre a temática de direitos humanos e realizar seminários, audiências públicas e outros eventos. Dessa forma, o observatório é valioso instrumento de democratização do Poder Judiciário, que, pelo diálogo permanente com a sociedade civil, colabora com promoção de direitos humanos.