O presidente da Ajufe, Nelson Alves, e o vice-presidente da 1a Região, Shamyl Cipriano, e o diretor de assuntos legislativos, Caio Marinho, participaram da abertura da exposição das charges que contemplam a campanha "Cartoons contra a Violência", promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento ocorreu nesta quarta-feira (29), no Museu Sepúlveda Pertence do Supremo Tribunal Federal, e reúne 14 obras produzidas por nove mulheres cartunistas, dentre elas a artista Laerte Coutinho, para conscientizar sobre as múltiplas faces da violência contra a mulher.
Na abertura da exposição, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, falou sobre a importância da conscientização dos órgãos do Poder Judiciário e da sociedade em geral sobre a necessidade do combate à violência contra a mulher.
A iniciativa integra os "21 dias de ativismos pelo fim da violência contra a mulher", lançado pelo CNJ no Dia da Consciência Negra (20 de novembro) no país, com reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero contra meninas e mulheres, com a contextualização de suas vulnerabilidades.
As duas ações têm por objetivo aprofundar, no âmbito do Judiciário, as políticas de combate à violência de gênero, feminicídio e outras formas de agressões.