O presidente da Ajufe, Nelson Alves, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, assinaram, nessa quinta-feira (29/2), um Acordo de Cooperação Técnica para fortalecer a parceria entre as duas instituições e promover estudos e eventos de capacitação na área jurídica.
A cooperação permitirá a ampliação da comunicação, o intercâmbio de experiências, a realização de ações de capacitação e eventos, além da produção de materiais para a difusão da missão institucional das duas instituições e de estudos de temas relacionados às atividades das instituições.
No evento, o presidente do Banco destacou a preocupação do BNDES em como o Poder Judiciário pode contribuir no desenvolvimento da economia do Brasil, incluindo a recuperação de empresas.
Mercadante destacou o interesse em produzir estudos que tratem tanto da demanda de crédito quanto de um programa de recuperação judicial. E lembrou a situação de duas companhias aéreas brasileiras que precisaram recorrer à recuperação em outros países. “No Brasil você não tem uma legislação que valorize a instituição da empresa, porque ela é um bem social, ela gera emprego, ela gera renda, ela gera salário”, disse ele.
O presidente da Ajufe destacou a importância do Ato de Cooperação para o aprimoramento do Poder Judiciário em relação ao desenvolvimento econômico e social do País. “Estamos aqui prontos para colaboração, transmissão do conhecimento e ajuda no campo do desenvolvimento econômico e social, dentro do escopo da Justiça Federal”.
O vice-presidente da Ajufe na 2ª Região, Flávio Lucas, a secretária-geral, Ana Lya Ferraz, e a diretora de comunicação, Débora Valle, estiveram presentes no evento. Também participaram da solenidade o presidente do TRF2, desembargador Guilherme Calmon, o vice-presidente do tribunal, desembargador Aluísio Mendes, e a corregedora regional, Leticia de Santis.