Ajufe participa de sessões no Senado e STJ em homenagem aos 35 anos de instalação da Corte

    O diretor legislativo da Ajufe e presidente recém-eleito para o biênio 2024-2026, Caio Marinho, acompanhou as homenagens realizadas pelo Congresso Nacional e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em alusão aos 35 anos da criação da corte superior, nessa quarta-feira (10).

    Congresso - No plenário da Câmara dos Deputados, parlamentares, ministros, juristas e convidados participaram de uma sessão solene, no período da manhã. A homenagem atende aos requerimentos apresentados pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco e do deputado Luiz Fernando Faria.

    STJ - Na noite dessa quarta-feira, na sede do STJ, ocorreu o encontro para celebrar os 35 anos do Tribunal da Cidadania. Criado pela Constituição Federal de 1988, o STJ foi efetivamente instalado e passou a funcionar em 7 de abril de 1989.

    Durante os eventos, também estiveram presentes, representando a Ajufe, a secretária-geral, Ana Lya Ferraz, e a coordenadora de comissões, Mária Rúbia Matos.

    35anosINTERNO

     

    História

    A história do STJ tem antecedentes na Justiça federal, com o extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR). O “Tê-fê-rê”, como era conhecido, teve as atribuições sucedidas pelos tribunais regionais federais, com a Constituição de 1988. A nova corte passou a funcionar na sede do TFR, na Praça dos Tribunais Superiores, incorporando a estrutura material e humana do tribunal extinto. A composição inicial também aproveitou os magistrados que compunham o TRF.

    Para buscar essa uniformização e interpretação da lei federal, o principal tipo de processo julgado pelo STJ é o recurso especial. Esses recursos servem fundamentalmente para que o tribunal resolva interpretações divergentes sobre um determinado dispositivo de lei.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.