O ministro Herman Benjamin foi eleito por aclamação, nesta terça-feira (23/4), novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O magistrado, de 66 anos, substituirá a atual presidente da Corte, ministra Maria Thereza de Assis Moura no próximo biênio. A posse está prevista para o mês de agosto. O ministro Luís Felipe Salomão foi eleito como vice-presidente da Corte e o ministro Mauro Campbell assumirá a corregedoria nacional de justiça. A Ajufe recebe com alegria a eleição dos aclamados e deseja sucesso na assunção de cargos tão relevantes.
Herman Benjamin é natural da Paraíba (PB) e o atual vice-diretor da Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Sálvio de Figueiredo Teixeira). Está no STJ desde setembro de 2006, nomeado por Luiz Inácio Lula da Silva. Foi ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de 2015 a 2017. Antes de integrar o STJ, atuava no Ministério Público de São Paulo. O ministro eleito é doutor em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor da Universidade Católica de Brasília.
Também eleito por aclamação, o ministro Luís Felipe Salomão assumirá a vice-presidência do STJ. Natural de Salvador (BA), o magistrado é o atual corregedor nacional de justiça. Está no STJ desde 2008, fazendo parte da Corte Especial. É professor emérito da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro e da Escola Paulista da Magistratura.
O ministro Mauro Campbell foi escolhido para desempenhar a função de corregedor nacional de Justiça, ainda passará por sabatina e votação no Senado Federal. Campbell é natural de Manaus (AM) e ministro do STJ desde 2008. É membro da Corte Especial e da 1ª Seção e da 2ª Turma do STJ.
O ministro Benedito Gonçalves assumirá como diretor-geral da Enfam. Ele é natural do Rio de Janeiro (RJ) e mestre em Direito. É juiz federal desde 1988, sendo promovido a desembargador federal do TRF2 dez anos depois. Já passou pelo CJF e é membro da Corte Especial e da 1ª Seção e 1ª Turma do STJ.
O ministro Antonio Carlos Ferreira foi eleito, por aclamação, como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral, e também será o diretor da revista do STJ. O suplente no TSE será o ministro Sebastião Reis Júnior.
A ministra Isabel Gallotti, também eleita por aclamação, assumirá a função de corregedora-geral eleitoral e vice-diretora da ENFAM. O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva assume o Conselho Superior da Escola.
No Conselho da Justiça Federal, assumirão como membros efetivos os ministros Reynaldo Soares da Fonseca e Luiz Alberto Gurgel. Os ministros Messod Azulay Neto e Joel Ilan Parciornik serão suplentes.
*Fotos: Lucas Pricken/STJ; STJ; Gustavo Lima/STJ