O Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais (Fonacrim) retomou os debates, na manhã desta sexta-feira (26), em seu segundo e último dia de evento, em Foz do Iguaçu (PR). A primeira parte do dia foi dividida em dois painéis: Macrocriminalidade Econômica e Repressão Criminal Aduaneira.
O primeiro painel foi presidido pelo ex-presidente da Ajufe e desembargador federal do TRF3, Nino Toldo, e pela juíza federal Valeria Caldi. O atual vice-presidente da Ajufe na 2ª Região, Flávio Lucas, trouxe ao debate os crimes financeiros e o avanço das tecnologias financeiras.
Encerrando o painel, o professor de Direito Penal da FGV, Marcelo Cavali, falou sobre crimes contra o mercado de capitais.
O último painel da primeira parte do dia contou com a desembargadora federal do TRF1, Maria do Carmo Cardoso, presidindo a mesa que debateu a proteção à saúde pública e ao meio ambiente, com foco em crimes aduaneiros.
Os convidados ao debate foram o desembargador federal do TRF6, Klaus Kuschel, o conselheiro do CARF, Flávio José Passos Coelho, e o presidente do ETCO e FNCP, Edson Vismona.
Acompanhe a parte da manhã desta sexta-feira do 9º Fonacrim:
https://youtube.com/live/XCsKGKgCw2Q?feature=share
9º Fonacrim - O Fórum tem como objetivo debater e idealizar soluções práticas para os rumos da jurisdição criminal, tendo por fonte o conhecimento doutrinário, jurisprudencial e pragmático dos juízes federais e demais operadores do direito.
A nona edição tem como principais temas de debate a execução penal na Justiça Federal, o instituto do juiz de garantias e a cooperação jurídica internacional.
O encontro é uma realização da Ajufe com a parceria da Multiplan, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Itaipu Binacional, do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e da CAIXA.