O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, foi o convidado para o encerramento do 9º Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais (Fonacrim), nesta sexta-feira (26), na cidade de Foz do Iguaçu (PR).
O ministro tratou do tema “Macrocriminalidade e Direitos Humanos”, enfocando diversos pontos relevantes do assunto. Edson Fachin também lembrou que já participou de edição do Fonacrim, em 2017, que ocorreu em Porto Alegre (RS).
"Mais uma vez venho testemunhar a iniciativa da Ajufe, entidade de relevância na edificação de um Poder Judiciário sensível às necessidades da sociedade, aos princípios do Estado de Direito Democrático e à proteção dos Direitos Humanos".
O presidente da Ajufe, Nelson Alves, pontuou a importância de um fórum como o Fonacrim para o aperfeiçoamento da Magistratura Federal. "Nesses dois dias debatemos diversos assuntos da jurisdição criminal, como juiz de garantias, cooperação jurídica internacional, os mais diversos crimes e suas configurações, entre outros temas".
E ainda agradeceu a presença do ministro do STF, sendo um orgulho a presença dele para a Ajufe no encerramento do Fonacrim. "Toda a admiração que a Magistratura Federal tem pelo senhor, com um diálogo sempre franco e aberto, com muito respeito e muita troca de experiência", disse Alves.
Por fim, reforçou o compromisso da Ajufe na defesa da independência do Poder Judiciário e de seus magistrados, especialmente no atual contexto em que diversos colegas com jurisdição criminal tem sido objeto de afronta quanto a essa fundamental prerrogativa da magistratura.
O Fórum reuniu durante dois dias diversos juízes federais, desembargadores federais, ministros do Superior Tribunal de Justiça e juristas que debateram diversas questões atuais do Direito Penal e Processual Penal que envolvem a Justiça Federal.
Acesse aos vídeos do 9º Fonacrim:
https://www.youtube.com/@tvajufe/streams
Veja as fotos do Fórum:
https://www.flickr.com/photos/ajufe_oficial/albums