O presidente da Ajufe, Caio Marinho, representou a associação durante a abertura do Congresso internacional Cortes Supremas no Direito Comparado: as funções institucionais e os modelos de filtros recursais. O evento iniciou nessa quarta-feira (19/6) e ocorre até sexta-feira (21/6), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), e reúne representantes de nove países: Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Peru, Portugal e Reino Unido. A secretária-geral da Ajufe, Ana Lya Ferreira, também acompanhou a solenidade.
A abertura contou com uma aula magna do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, com a mesa presidida pela presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura. Os painéis de debates iniciam nesta quinta-feira (20/6) com uma discussão sobre as cortes supremas da Argentina e do Peru.
A coordenação científica e executiva do congresso está a cargo do secretário-executivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Fabiano da Rosa Tesolin. Os debates do congresso serão presididos por ministras e ministros do STJ e contarão com a presença de professores de universidades estrangeiras, referências em direito, os quais vão apresentar o papel institucional das cortes supremas.