Brasília recebeu, nesta quinta-feira (20), a 7ª edição do “Pop Rua Jud”, a ação realizada pela Justiça Federal que conta com o apoio de diversos órgãos para atender a população em situação de rua. O mutirão, que possui o apoio da Ajufe, foi realizado no Pavilhão de eventos do Parque da Cidade, área central da Capital Federal.
Para o coordenador do evento, juiz federal Marcio Maia, a escolha do local foi estratégica para conseguir atender a um maior número da população. “Essa edição ganhou uma estrutura gigantesca, adequada para um Pop Rua. Brasília hoje é a cidade com mais pessoas em situação de rua, proporcionalmente mais que São Paulo. Então a gente precisava de um espaço, uma estrutura desse tamanho e a expectativa é que passem por aqui cerca de mil pessoas”, disse Maia.
A secretária-geral da Ajufe, Ana Lya Ferraz, acompanhou a abertura e visitou os estandes onde os serviços estão sendo oferecidos. “A Justiça Federal trouxe para esta edição atendimentos de conciliação, atermação e também as perícias judiciais. Além da atuação da Magistratura Federal, outros órgãos atuaram em conjunto para permitir que a população de rua tenha acesso a um acolhimento completo que viabilize uma vida digna, como a regularização eleitoral, a retirada de CPFs, atendimentos odontológicos, vacinas, certificados de reservista, dentre outros”, apontou a magistrada.
Acompanharam a abertura, ao som da orquestra filarmônica de Brasília, o ex-presidente da Ajufe e desembargador federal do Tribunal Regional da 1ª Região, Roberto Carvalho Veloso, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sergio Kukina, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Pablo Coutinho Barreto, coordenador Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades, e outras autoridades locais.
Pop Rua Jud - É uma ação instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela Resolução CNJ n. 425/2021, de Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.
O objetivo é oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos órgãos que compõem o sistema de Justiça e, assim, possibilitar o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.
O Pop Rua Jud atende ainda quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 1 – Erradicação da pobreza; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes.