O presidente da Ajufe, Caio Marinho, e a secretária-geral, Ana Lya Ferraz, participaram, nesta segunda-feira (19/8), da última sessão presencial da ministra Maria Thereza de Assis Moura como presidente Conselho da Justiça Federal (CJF). O vice-presidente, ministro Og Fernandes, e o secretário-geral, juiz federal Daniel Marchionatti, também se despediram dos cargos. A atual direção do Colegiado encerrará as suas atividades no próximo dia 22, quando tomam posse a nova gestão para o biênio 2024-2026.
Nos próximos dois anos, o ministro Herman Benjamin assumirá a presidência do STJ e do CJF, ladeado do ministro Luis Felipe Salomão que ocupará a vice-presidência da Corte Superior e a Corregedoria-Geral da Justiça Federal e do ministro Mauro Campbell, que tomará posse como o novo corregedor nacional de justiça.
Durante a sessão, o presidente da Ajufe, Caio Marinho, agradeceu o trabalho conjunto com a gestão que deixa o CJF. "À frente da Ajufe, a minha missão é representar as vozes de dois mil e duzentos juízes e juízas. A nossa luta é não só pela melhoria da carreira, mas especialmente no empenho em defender e aprimorar a nossa Justiça Federal, e somos gratos pelos avanços e conquistas nesses últimos dois anos conquistados aqui neste Conselho", destacou.
O presidente ainda registrou sua preocupação com a delicada situação de nossos colegas aposentados. “A questão remuneratória para os aposentados é tema extremamente sensível e exige soluções concretas e urgentes. Foram eles os responsáveis pela construção da justiça federal que temos hoje e precisamos corrigir a injustiça que atualmente enfrentam.”
A sessão marcou ainda a despedida da presidente do TRF6, Mônica Sifuentes, que deixa o cargo no Tribunal, encerrando a sua gestão do biênio 2022-2024, e também no CJF. A magistrada foi homenageada pelo Colegiado e também pelo presidente da Ajufe.