Nesta quinta-feira (22/8), o presidente da Ajufe, Caio Marinho, participou da solenidade de cerimônia de outorga de honrarias do Estado do Acre ao ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Ilmar Galvão, no Salão Branco da Corte, em Brasília (DF). Acompanharam a sessão lideranças do Poder Judiciário e autoridades.
Sobre as honrarias
O ministro foi outorgado com as honrarias Ordem da Estrela do Acre no Grau Grã-Cruz, concedida a pessoas físicas e jurídicas que, por serviços ao Estado, ou ao mérito excepcional, tornem-se dignas do reconhecimento do povo acreano, sendo a mais alta distinção que podem ser outorgadas pelo Governo do Estado do Acre; Ordem do Mérito Legislativo do Estado do Acre, concedida para o reconhecimento de pessoas ou entidades que prestaram serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Estado do Acre, e que contribuíram para o desenvolvimento social, econômico, cultural ou político; e Ordem do Mérito Judiciário do Estado do Acre, destinada a galardoar aos que, por mérito pessoal ou profissional, tenham se tornado merecedores do reconhecimento do Poder Judiciário acreano.
Ministro Ilmar Galvão
O magistrado ingressou na magistratura como juiz federal da Seção Judiciária do Acre, em 1967, onde permaneceu até 1979. Foi nomeado ministro do Tribunal Federal de Recursos em 1985. Com a Constituição Federal de 1988 e a instalação do Superior Tribunal de Justiça, passou a fazer parte da composição deste Tribunal, no qual permaneceu até 1991.
Na sequência, ainda em 1991, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, para a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Aldir Guimarães Passarinho. O ministro permaneceu no cargo até a idade limite para permanência em atividade, ocorrido em 2 de maio de 2003.