Nesta sexta-feira (23), o presidente da Ajufe, Caio Marinho, participou do “1º Simpósio Internacional Mudanças Climáticas, Água e Floresta”, realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), junto ao Ministério das Relações Exteriores e o Senado, com apoio cultural da Ajufe.
O evento, organizado pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, teve por objetivo debater as mudanças climáticas e o impacto negativo em toda a sociedade.
“Não é possível tratar de água, sem tratar de florestas e mudanças climáticas, e cada um desses três núcleos se relaciona com os outros. Esse trabalho que nós pretendemos, iniciando hoje no Brasil, mas se estendendo para a Panamazônia é discutir os três temas juntos”, afirmou Benjamin.
O presidente da Ajufe foi o responsável pela mediação do painel “Panorama jurídico das mudanças climáticas e suas conexões com as florestas e a água”. As exposições foram feitas pela professora da universidade de Oslo, Christina Voigt, e pela subprocuradora-geral da República, Luiza Frischeisen.
Marinho destacou que a temática do evento, meio ambiente, é importante para a sociedade.
“Sem sombra de dúvidas, a forma como o ministro Herman Benjamin lida com os magistrados e o reconhecimento dele com o trabalho que nós, juízes, temos desenvolvido, é um elemento muito importante para a gente evoluir no tema que o Simpósio propõe. Eu sou magistrado federal em Belém (PA) há dez anos, então eu conheço um pouco desta realidade que estamos debatendo hoje, o que traz uma realidade prática dos desafios que é implementar todas essas ferramentas que a legislação possui”, afirmou o presidente da Ajufe.