Ajufe vai à cerimônia de entrega do Selo Linguagem Simples no STF

    O presidente da Ajufe, Caio Marinho, e o primeiro secretário Marcelo Roberto de Oliveira participaram, nesta quarta-feira (16/10), da solenidade de entrega do Selo Linguagem Simples, no salão branco do Supremo Tribunal Federal. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer o uso da linguagem direta e compreensível em todos os segmentos da Justiça.

    Na cerimônia, o presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luis Roberto Barroso, destacou o caráter inclusivo da comunicação direta e simplificada e enfatizou a importância da linguagem no exercício do direito. “Somos a alternativa que a humanidade concebeu contra a força pública. Em lugar de guerras, temos argumentos. No mundo do direito, é muito essencial evitar que a linguagem se transforme em um instrumento excludente”, disse.  

    De acordo com Barroso, a linguagem desnecessariamente hermética impede a participação de todos no debate e dificulta a comunicação do Judiciário com os cidadãos.

    ba09974d ffa8 4ea3 ad40 140fca805d8d

    Vencedores - Nesta primeira edição, foram contemplados 49 órgãos do Poder Judiciário, entre eles o Conselho da Justiça Federal (CJF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), e os tribunais regionais federais da 3ª Região e da 4ª Região.  

    O Pacto da Linguagem Simples, instituído em novembro do ano passado, propôs à magistratura nacional e aos tribunais o desafio de aliar boa técnica, clareza e brevidade nas comunicações como forma de garantir o amplo acesso à Justiça.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.