Ajufe vai ao 1º Circuito de Equidade Racial, promovido pelo TRF1

    O presidente da Ajufe, Caio Marinho, os vice-presidentes da 1ª e 3ª Regiões, Shamyl Cipriano e Alessandro Diaferia, e a secretária-geral Ana Lya Ferraz participaram, nesta segunda-feira (11/11), do ciclo de palestras que integram o 1º Circuito de Equidade Racial, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em celebração ao Dia da Consciência Negra (20/11).

    O evento começou com a declamação de poema sobre a equidade racial e seus desafios, por Cristina Guilherme, poetisa negra. Na sequência, a conferência magna foi conduzida pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, que destacou o importante papel da sociedade, em geral, na conscientização sobre o combate ao racismo. “Devemos pensar a Consciência Negra para além das pessoas negras, pensando, por exemplo, na ocupação equânime nos espaços de poder. É preciso arrumar a casa da justiça com justiça”, afirmou.

    O secretário-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), o juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos, que também integrou o ciclo de palestras, fez uma referência à fala icônica de Nelson Mandela sobre o enfrentamento ao racismo. “A pauta da equidade racial é também a pauta do amor, o amor entre todos nós, em sociedade”, disse.

    A coordenadora do Comitê de Equidade Racial (Coer) da Justiça Federal da 1ª Região, a desembargadora federal Ana Carolina Roman, mediou o evento, destacando a importância do combate a todas as formas de racismo.

    A iniciativa tem a finalidade de promover a valorização da cultura afro-brasileira, a luta por igualdade racial e a reflexão crítica sobre a história e as contribuições da população negra para a sociedade brasileira.   

    Além das palestras, o dia marcou o encerramento da exposição “Mulheres Eternas”, com buffet inspirado na culinária afro-brasileira e apresentação musical de Andresa Souza, interpretando artistas negras do jazz.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.