Nesta segunda-feira (9/12), a diretora de assuntos jurídicos da Ajufe, Maria Helena Rau, esteve na abertura do seminário “Impactos da Incorporação de Novas Tecnologias em Saúde Pública no Brasil”. O evento foi uma realização do Supremo Tribunal Federal (STF) que reuniu especialistas e representantes de setores ligados à saúde, na sede da Corte, em Brasília.
A programação contou com a presença do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo, e Gilmar Mendes, decano do STF. Ambos são os relatores dos Recursos Extraordinários (REs) 1366243 (Tema 1234) e 566471 (Tema 6), que discutiram o fornecimento de medicamentos de alto custo pelo Estado e a sua incorporação ao SUS.
Também participaram as ministras de Estado Nísia Trindade (Saúde) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Aloizio Mercadante, a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Daiane Nogueira de Lima e a médica cardiologista e professora titular da USP Ludhmila Hajjar.
O seminário não teve transmissão ao vivo, mas foi gravado e as imagens ficarão disponíveis nos autos do RE 1366243.