Maria Joana conseguiu aposentar-se após dois anos de espera

    Expedição da Cidadania - Primeiro dia tem cerca de 200 audiências realizadas por juízes federais voluntários em Santo Amaro (MA)

    No evento, promovido pela Ajufe, além do acesso à Justiça, a população pode tirar documentos e fazer oficinas profissionalizantes

     

    Há dois anos, Maria Joana dos Santos Oliveira, de 63 anos, tenta a aposentadoria. Ela trabalhava como agricultora no município de Itapecuru Mirim, a 117 km de São Luís, no Maranhão, plantando mandioca.

     

    Mãe de quatro filhos, dona Maria, como é chamada, viu na Expedição da Cidadania a oportunidade de obter o benefício de forma mais rápida.

     

    Ela e as testemunhas do caso levaram 5 horas para chegar até Santo Amaro, de ônibus. Depois de enfrentar todas as dificuldades, dona Maria finalmente conseguiu, após acordo, a sonhada aposentadoria. "Eu acho toda essa ação muito importante porque é difícil demais chegarmos até a Justiça", declara.

     

    Casos semelhantes ao de Maria Joana foram solucionados durante a 6a Expedição da Cidadania, promovida pela Associação dos Juízes Federais do Brasil, em Santo Amaro (MA). O evento começou hoje e vai até sexta-feira (15) e conta com a participação de 14 juízes federais voluntários.

     

    Neste primeiro dia, foram realizadas cerca de 200 audiências, com quase 100 acordos celebrados e atingindo um total de mais de 1 milhão de reais nas ações resolvidas.

     

    Serviços básicos

     

    Além do acesso à Justiça, outros diversos serviços básicos são oferecidos à população de Santo Amaro, tais como a emissão de diversos documentos e exames médicos, que podem ser feitos até o final do evento, contando, inclusive, com oficinas e cinema para crianças que acompanham os atendidos.

     

    A pescadora Raimunda Conceição dos Santos estava com a identidade vencida há 24 anos. Agora, com o documento atualizado na Expedição da Cidadania, ela pode enfim recorrer à Justiça para obter a aposentadoria.

     

    A Expedição da Cidadania conta com apoio de diversas entidades parceiras como o Governo do Maranhão, a Prefeitura de Santo Amaro, a Previdência Social, a Procuradoria Geral Federal, o Sistema Fiema, a OAB do Maranhão, dentre outras, e os patrocionadores Caixa e Itaipu.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br