Duzentas e cinco audiências de instrução e julgamento foram realizadas nesta terça-feira (12) durante a 6ª Expedição da Cidadania, que ocorre até a próxima sexta-feira (15) em Santo Amaro, no Maranhão. Em dois dias de evento, já são mais de 400 audiências, cerca de 170 acordos e mais de R$ 2 milhões nas ações resolvidas.
A demanda maior diz respeito à aposentadoria – são mais de 400 processos nesta área -, em seguida os pedidos de salário maternidade, pensão por morte e auxílio-doença.
Para os 14 juízes voluntários que participam da Expedição da Cidadania, a ação é gratificante e auxilia a população que sequer tem conhecimento dos seus direitos. “A realidade dessa população é muito diferente com o que estamos acostumados, então o aprendizado é muito grande e a sensação de poder ajudar é muito gratificante”, afirma a juíza federal da 4ª Região, Mariléia Damiani.
Até o fim da Expedição, serão mais de mil processos analisados e outros diversos serviços básicos prestados aos cidadãos. Entre eles exames médicos (preventivos, testes de hiv e aids, hepatite, glicemia), oficinas profissionalizantes, emissão de RG e CPF e cinema para crianças e jovens.