Os moradores da região de Santo Amaro, no Maranhão, e outros 33 municípios vizinhos, que estavam com a documentação vencida, puderam enfim regularizar RG e CPF. Isso porque além das audiências de instrução e julgamento, a Expedição da Cidadania, promovida pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), possibilita que os participantes emitam esses documentos.
A cada dia, são emitidos cerca de 150 RGs e CPFs. Até aqui, já foram mais de 500 pessoas beneficiadas. Entre elas a lavradora Maria Dalva Neves, de 63 anos, que estava com o RG vencido há mais de dez anos. Ela chegou de madrugada para garantir lugar na fila. “Saí às 3h da manhã para conseguir chegar cedo e emitir meu documento. É muito bom poder resolver essa situação”, afirma.
Audiências realizadas por juízes voluntários
Em quatro dias de evento, já foram realizadas mais de 800 audiências de instrução e julgamento pelos juízes voluntários que participam da Expedição da Cidadania. Nesta quinta-feira (14), foram fechados mais de 60 acordos definitivos e as ações resolvidas já somam mais de R$ 3 milhões.
O objetivo é fechar o evento com 1046 processos analisados. Os serviços básicos também continuam sendo ofertados à população, como oficinas, atendimentos médicos e brincadeiras para as crianças.
A Expedição da Cidadania é promovida pela Ajufe com o apoio de diversos parceiros, entre eles o Governo do Maranhão, a Prefeitura de Santo Amaro, a Previdência Social, a Justiça Federal da 1ª Região, e o Sistema Fiema. Além do patrocínio da Caixa e Itaipu.