A Expedição da Cidadania, promovida pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) de 11 a 15 de setembro possibilitou o acesso à Justiça e aos serviços básicos à população de Santo Amaro, no Maranhão, cidade que está entre as regiões de menor IDH do país.
Foram mais de mil audiências em processos que envolviam aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade e auxílio-doença, 433 acordos definitivos fechados e outros 700 documentos (RGs e CPFs) emitidos aos moradores da região e de outros 33 municípios vizinhos.
14 juízes federais, além do presidente da Ajufe, Roberto Veloso, atuaram no projeto voluntariamente, não recebendo qualquer remuneração adicional pelo trabalho, salvo a satisfação de levar Justiça àqueles que são socialmente excluídos.
A Expedição da Cidadania ainda contou com o apoio de diversos parceiros, entre eles o Governo do Maranhão, a Prefeitura de Santo Amaro, a Previdência Social, a Justiça Federal da 1ª Região, e o Sistema Fiema. Além do patrocínio da Caixa e Itaipu.