Seminário Mulheres no Sistema de Justiça - 5ª edição

    5ª edição

    V Seminário "Mulheres no Sistema de Justiça: trajetórias e desafios" 

     

    Solenidade de abertura do Seminário

    A abertura do 5º Seminário "Mulheres no Sistema de Justiça: Desafios e Trajetórias" ocorreu em 11 de maio de 2023, na sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), na capital pernambucana. Participaram, presencialmente, no TRF5: Nelson Alves, presidente da Ajufe; Fernando Braga, desembargador federal e presidente do TRF5; Germana de Moraes, desembargadora federal e vice-presidente do TRF5; Cida Pedrosa, vereadora de Recife (PE) e poetisa; e Camila Monteiro Pullin, diretora administrativa da Ajufe e coordenadora do V Seminário Mulheres no Sistema de Justiça" e da Comissão AJUFE Mulheres.

    De maneira remota, participaram ainda: Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF); Maria Thereza de Assis Moura, ministra presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e Maria Cláudia Bucchianeri, ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

     

    Painéis | Dia 12/05, manhã

    Painel 1 - Diversidade no Poder Judiciário Possibilidades de Ação: Daniel Sarmento, professor (UERJ); Wallace Corbo, professor (FGV/RIO); Liz Azevedo, juíza federal (TRF5); Mariana Yoshida, juíza de direito (TJMS/ENFAM); e Cibele Benevides, desembargadora federal (TRF5) e mediadora do painel.

    Painel 2 - Participação Feminina na Política: Lázara Carvalho, ministério da justiça e segurança pública (MJSP); Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte; Isís Taboas, ministério da mulher; Tereza Leitão, senadora; e Joana Carolina, desembargadora federal (TRF5) e mediadora do painel.

     

    Painel e Roda de Coversa | Dia 12/05, tarde

    Painel 3 - O CNJ e as Ações para Diversidade no Poder Judiciário: Salise Sanchotene, conselheira do CNJ (on-line); Adriana Melonio, juíza do trabalho (TST); Raffaela Cássia de Sousa, juíza federal (TRF1/ENFAM); e Mara Lina Silva do Carmo, juíza federal (TRF6), vice-presidente da 6ª Região e coordenadora de Comissões na Ajufe e mediadora do painel.

    Roda de conversa sobre o curta metragem "Simbiose", de Julia Amorim e sobre o Museu da Parteira: Maria dos Prazeres de Souza (Dona Prazeres), parteira e patrimônio vivo de Pernambuco; Elaine Müller, professora (UFPE); e Polyana Falcão Brito, juíza federal (TRF5) e vice-presidente da 5ª Região na Ajufe e mediadora da Roda.

     

    Fotos do V Seminário

    Veja as fotos do 5º Seminário.

     

    Carta aberta de Brasília

    Leia a carta originada durante as discussões do 5º seminário.

    Leia a íntegra da Carta.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.