O presidente da Ajufe, Fernando Mendes, participou, nesta quarta-feira (01/04), de webinar especial realizado pelo Portal Migalhas, para tratar das ações emergenciais tomadas pelo Poder Judiciário diante da pandemia Covid-19.
Durante o seminário, Mendes destacou o trabalho realizado pela Justiça Federal desde a implementação da Resolução 313 do Conselho Nacional de Justiça, que estabeleceu o plantão extraordinário. “Tivemos que nos adaptar para que toda a Justiça funcionasse à distância. Claro que esse processo envolve dificuldades, mas o que estamos tentando é demonstrar que a justiça não parou. Há uma regulamentação específica, mas é importante deixar claro à toda a sociedade, inclusive aos advogados e procuradores, que continuamos funcionando, em um modelo diferente, mas continuamos trabalhando”, destacou.
Ao final, o presidente da Ajufe ainda falou que a crise envolvendo a pandemia reacendeu a discussão sobre a necessidade de se reinventar o Poder Judiciário. “Naturalmente o Judiciário vai ter que se adequar e cortar as despesas que não são mais necessárias. E, claro, continuar se reinventando porque certamente haverá cortes e até mais serviços porque a demanda deve aumentar após esse período˜, explicou Fernando Mendes.
Também participaram do Webinar o presidente da Ajufesp, Otário Port, a presidente da Anamatra, Noemia Porto, a presidente da AMB, Renata Gil, e a presidente da Apamagis, Vanessa Ribeiro Mateus.
Assista à íntegra do debate em: https://www.migalhas.com.br/quentes/323024/magistrados-falam-da-atividade-judicante-durante-a-pandemia