O ministro do STF Luís Roberto Barroso e o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) debateram a Constituição Federal de 1988 e a evolução e os desafios dos Poderes em live promovida pela Ajufe e pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Com o título "Democracia em pauta: evolução e desafios dos poderes sob a Constituição de 1988", a live foi mediada pelo presidente da Ajufe, Fernando Mendes, e da ANPR, Fábio George Cruz da Nóbrega.
Inicialmente, os participantes fizeram introduções ao tema e, na sequência responderam perguntas dos mediadores e do público. A autocrítica do Poder Legislativo e Poder Judiciário foram colocados em pauta, na sequência. O senador Antonio Anastasia destacou que o ponto falho no Legislativo é o receio de deliberar, o que ocasiona no excesso de judicialização.
“O processo legislativo tem que ser um processo de amadurecimento, bastante complexo, mas é fundamental que ele termine, que haja decisão. Essa certa lentidão, em termos de ausência de resultado, é uma crítica que faço ao Poder Legislativo”.
O presidente da Ajufe, Fernando Mendes, trouxe à luz o debate sobre empoderamento feminino e a necessidade do aumento da participação feminina nos Três Poderes, fortemente defendido pela Comissão Ajufe Mulheres. O ministro Barroso destacou que o empoderamento feminino é imprescindível por uma questão de justiça e eficiência. “As mulheres são extremamente eficientes e têm dons e maior capacitação que os homens para muitas coisas, tanto na vida em geral como na particular. E temos visto esses bons exemplos no enfrentamento à COVID-19. Somos criados numa cultura machista e superá-la exige autocrítica e vigilância permanente”, frisou.
Assista à integra do debate em: https://youtu.be/A7VF3nLej9g